Disciplina
Disciplina no Novo Testamento
Definição de termo:
DISCIPLINA – do latim, ae, do verbo discere = ensinar, cognato de discípulo, discipular. Conjunto de conceitos, métodos didáticos e processos necessários à formação do discípulo.
Paideia – correção Hb 12.5-8 . Se refere ao processo formativo do caráter e não à disciplina corretiva ou punitiva. É a instrução que tem como alvo o crescimento na virtude, II Tm 3.16.
Paideia também está relacionada com a educação da criança – paidion, donde temos pedagogia, pediatria... Ef. 6.4 – vemos Paulo reforçando a idéia de disciplina.
Paideia com Mastiguo – açoitar, castigar, o que nos ensina que o açoite do Senhor tem o objetivo de ensinar, fazer crescer. Nunca de destruir, justiçar, penitenciar.
Paraklesis – encorajamento, consolação, Hb 4.15, I Tm 4.13. Anda em caminhos retos, confortar o coração a prosseguir na caminhada. A disciplina cristã trás consolação e paz. Consolação é a ação disciplinadora do Consolador - Paracletos – em nós.
Orthopodeo – caminhar direito sobre os próprios pés, de onde andar direito, proceder corretamente. Gl 2.14 – Paulo declara que Pedro não estava andando corretamente diante da verdade do evangelho. O comportamento ambíguo ( dissimulação ) de Pedro foi um ato de indisciplina. A ambigüidade dos pais, não encoraja os filhos a andarem corretamente, do pastor deixa as ovelhas desorientadas. Manter a disciplina cristã é andar em retidão de vida.
Nouthesia - ação de advertir, mostrar o caminho. I Cor. 10.11,Traduz por aviso. Jesus é a estrada e o objetivo da caminhada, o caminho onde todo cristão deve andar. Então, disciplina cristã é andar como Cristo andou. Tt. 3.10, essa palavra é vertida para admoestação. Isto é, mais que um discurso genérico
Epidiortho – Por em boa ordem. Tt. 1.5, tanto no sentido ideológico, quanto institucional.
Diorthosis - reforma, restauração. Em Hb 9.10, traduzido para correção, tem a ver com obra do Messias. Uma nova ordem espiritual e eterna, uma disciplina celestial na terra. Disciplina cristã é estilo de vida na terra.
Taxis – ordem, I Cor. 14.40, fazer tudo em ordem é disciplina cristã. Col. 2.5 A Igreja em Colossenses era conhecida pela sua disciplina. Vemos aqui um conceito de que a disciplina na Igreja decorre da fé em Cristo.
Katartizo – restaurar com habilidade. Gl. 6.1. Paulo acrescenta: com espírito de mansidão, com delicadeza. Significa, colocar um membro, osso ou músculo no seu lugar com perícia profissional de maneira a não causar maior dano. A disciplina cristã não se torna eficaz quando aplicada com violência e brutalidade.
Cada cristão deve se torna Parakletos do seu irmão e a igreja tem uma importante função terapêutica no exercício da disciplina exercida no espírito do Consolador.
Elegxis – trazer à luz, revelar, expor, arguir, reprovar, repreender, corrigir. Mt 18.15. ensino de Jesus. Lembre-se, para exortar uma pessoa, é preciso possuir a autoridade moral de quem fez o máximo ao seu alcance para ajudá-lo a andar corretamente no caminho do Senhor.
Apokopto – cortar, amputar. Mc. 9.43, 45. Em Gl. 5.12, traduz por mutilar . A chamada disciplina cirúrgica. Paulo recomenda que sejam amputados os membros que andam inquietando à Igreja, outros eliminar, cortar. Mt. 16.19 ( desatar, desamarrar, libertar ) traduz o verbo luo. Observamos aqui o tempo do verbo: Tudo o que você ligar – deses – (tudo que você vier a ligar) na terra, já terá sido ligado Dedemenon ( perfeito passivo ) no céus; e tudo o que vier a desligar - luses ( aoristo ativo do subjuntivo, ou seja: tudo o que você vier a desligar ) na terra, já terá sido desligado – lelumenon ( perfeito passivo do particípio futuro, ou seja: já terá sido desligado ) nos céus. Esse texto não favorece a doutrina da perda da salvação nem confere Pedro uma autoridade de determinar na terra os desígnios de Deus no céus. Declara apenas que se uma pessoa não proceder como é digno dos salvos, ligados ao céu pela fé, não deve ter seu nome inscrito entre os salvos na Igreja na terra. Matheteuo - discipular e de didasko – ensinar, instruir, Mt 28. 19,20. Essa é a missão da Igreja.
Objetivos da disciplina eclesiástica
Instruir o discípulo – para desenvolver seu caráter de modo a alcançar a plena maturidade em Cristo ( Gl. 4.19 – até que Cristo seja formado em vós )
Instruir o discípulo – para desenvolver seu caráter de modo a alcançar a plena maturidade em Cristo ( Gl. 4.19 – até que Cristo seja formado em vós ).Todo discípulo de Cristo deve ser equipado de discernimento e vontade própria para tomar decisões amadurecidas e agir como cristão Ef. 4.2, Fl. 1. 9-11.
Equipar os salvos - espiritualmente para prestarem a Deus a verdadeira adoração. Sem disciplina, não há piedade e a liturgia se esgota em si mesma, não transcende os limites da carne I Tm 4.8.
Preservar a identidade – característica da Igreja. Sem a disciplina eclesiástica, a igreja se torna apenas mais uma religião no mundo. Mc 9.50. A igreja tem elementos de identidade transcendentes que a tornam relevante no mundo. Sem disciplina, a igreja perde a sua identidade e, portanto, a sua relevância.
Capacitar os discípulos – para o desempenho da missão da Igreja na terra ( Fp 2.15, I Tm 4.16. Não alcançaremos os objetivos espirituais do Reino com recursos carnais.
traçar claramente a fronteira - entre o poder das trevas e o poder da luz de Cristo na vida dos discípulos. Sem disciplina a confusão entre os salvos, I Jo 1.6.
Preparar a igreja para a volta de Cristo – II Pd 3.11,12, Mt 24.45-51. Santidade resulta da vigília do amor a Jesus. A noiva se prepara para chegada do noivo, essa preparação depende diretamente do amor que essa noiva tem pelo noivo.
Pressuposto da disciplina eclesiástica
Pressuposto da disciplina eclesiástica
O direito de Deus – Mt. 21.33-46 . A Igreja é a vinha do Senhor. Ele tem pleno direito de exigir os bons frutos da nossa vida.
A preservação da virtude - ( poder ) do evangelho na vida dos discípulos resulta na graça de Deus e não no esforço humano, Ef. 2.8-10. o Espírito que dá sabor a igreja.
O testemunho da virtude - o comportamento ético do cristão na sociedade resulta do novo nascimento. Rm 6.19. Só os salvos podem praticar a disciplina cristã, e obedecer a doutrina a que são entregues.
O poder da palavra – é a fonte de autoridade da disciplina eclesiástica. É a interpretação da fé transformada em vida, a igreja encarna a palavra e não apenas proclama Cl 3.16.
A autoridade da igreja – Agente da disciplina eclesiástica é a Igreja. Quando a Igreja não exerce disciplina, perde sua autoridade.
O poder da cura – A Igreja precisa ser continuamente submetida ao processo de sua própria santificação.
A liberdade dos salvos - a disciplina eclesiástica não vulnera a liberdade individual. Os princípios éticos de Jesus é o compromisso explícito da profissão de fé. A graça da disciplina é extensiva a todos os discípulos e não apenas ao ministro formal, I Pd. 2.16, I Cor. 8.9-12, 10.32, 11.1
Processo da disciplina eclesiástica
Disciplina preventiva – instrui a Igreja nas doutrinas do amor fraternal, do senhorio de Jesus Cristo, da pessoa e ação do Espírito Santo, dos dons espirituais, da santificação, da suficiência das Escrituras, do discipulado cristão da volta de Cristo, para sustentação da disciplina. Tg. 5.16
Disciplina corretiva – aplicada com amor, com misericórdia, no espírito de Gálatas 6.1 (recupera a tal pessoa). O membro fraturado ou músculo deslocado não pode fica sem a devida correção, pois causaria dano a outros membros. O fardo do meu irmão é parte do meu fardo.
Disciplina cirúrgica – exclusão – um direito da Igreja, caso a recuperação do membro se torne inviável ou impossível, ou quando toda ajuda foi rejeitada, Mt 18.15-17. Exclusão não é disciplina pedagógica ou punitiva, mas um gesto de amor para com o membro faltoso e uma ação preventiva em favor da igreja.
Carta compulsória – (Transferência não solicitada, imposta pela igreja ). Um procedimento estranho à eclesiologia bíblica. Revela incompetência da liderança para resolver problemas disciplinares e transfere os problemas para outra igreja.
Obstáculos à disciplina eclesiástica
Fatores internos – podem dificultar, ou mesmo obstruir a prática da disciplina na Igreja:
1. Acomodação
2. Corporativismo familiar ou partidário dentro da Igreja.
3. Espírito de grupo reunindo família, ministérios, faixas etárias, grupos sociais dentro da Igreja podem ser obstáculos à disciplina em todos os seus níveis.
4. Falsa compaixão. O esfriamento do amor a Cristo e a perda da identidade bíblica da própria Igreja é o obstáculo mais constante.
Papel da Igreja
a) A igreja tem o papel de ajudar as pessoas a serem pessoas melhores, tanto em casa como na sociedade.
b) A igreja trabalha pessoas através da Palavra de Deus que é santa e eficaz para penetra o coração, alma, espírito do homem.
c) A igreja não é preconceituosa, nem individualista. A igreja leva a humanidade a palavra de amor, salvação, graça, respeito pelo próximo e pela família.
d) A igreja é a continuação e revelação de Jesus Cristo na terra através do Espírito Santo, resgatando as pessoas para Deus.
e) Jesus Cristo é a Bandeira do Cristianismo. Salvador dos Homens, Senhor das Nações.
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