O VINHO NOVO É MELHOR
Mt
9.16-17 - Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante
remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em
odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres
estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se
conservam.
Dicionário
bíblico - os odres eram, e ainda são, feitos de peles de animais, preparadas
para esse fim. As peles são despegadas dos animais com o maior cuidado -
separam-se do corpo, depois de removida a cabeça e as extremidades, como uma
luva bem ajustada - e depois são cosidas as aberturas à exceção do pescoço, que
é atado como um saco por meio de um cordel de chicote. Estes odres eram de
diversos volumes, segundo eram grandes ou pequenas as peles. Enquanto está a
pele ainda fresca, é dada a um curtidor, que a torna própria para conter não
somente água, mas vinho, leite, e outros líquidos.
O
curtimento é feito com casca de carvalho ou de acácia, sendo deixada de fora a
parte cabeluda. A pele dos suínos nunca é empregada para este fim pelos judeus,
porque o porco é animal ‘imundo’. Durante as longas caminhadas no deserto,
estas vasilhas de couro, principalmente as de pele de cabra, tornam-se secas e
gretadas, como os ‘odres de vinho, velhos, rotos, e consertados’, que os
gibeonitas trouxeram a Josué, querendo enganá-lo quanto à duração da sua
viagem.
Estes
odres, que ganhavam fendas pelo seu uso, eram consertados, mas depois já não
tinham grande utilidade (Mt 9.17). os odres, feitos de peles de animais, não
eram somente usados pelos árabes: na Europa, Ásia e África estava muito generalizado
o seu uso. Ainda hoje em Espanha e Portugal há as borrachas, para vinho, que
são muito semelhantes às da Arábia. De tais vasilhas também os gregos, os
romanos e os egípcios faziam uso para o mesmo fim. Na Pérsia eram as peles
conservadas, sendo barradas de breu. ‘Já me assemelho a um odre na fumaça’:
esta passagem do Sl 119 (vers. 83) é uma referência à ação do calor sobre a
pele, secando-a e gretando-a - mas em Mt 9. 17 fala-se da expansão produzida
pela fermentação.
SEGUIR O MESTRE
Yahoshua
havia sido indagado do motivo de seus discípulos não jejuarem, como os de João
Batista. A resposta dada por ele, no entanto, parece envolver mais do que
simplesmente a questão do jejum. Jesus parece estar se referindo a um novo
período na relação entre Deus e os homens. Alguma coisa estava mudando; algo na
prática religiosa ao menos. Nessa passagem, claramente, ele faz referência de
uma incompatibilidade ou, ao menos, inconveniência, da composição de algo novo
com algo que já estava estabelecido. Segundo Ele, essa mistura não seria, no
mínimo, satisfatória. Ele estava se referindo, exatamente, a uma nova
aliança e a completa incompatibilidade com a antiga.
Mt
5.17-19 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar,
mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem,
nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Aqueles
que defendem que o Velha aliança é absolutamente aplicável aos dias de hoje,
apenas sendo aperfeiçoado por Jesus Cristo, costumam citar essa passagem. Jesus
disse essas palavras ainda quando estava aqui na terra, é claro que ele como
judeu deveria cumpri-las. Sem atentar para todo o sistema salvífico criado por
Deus, concluir que todos os preceitos e cerimoniais contidos na lei e nos
profetas do Antigo Testamento (que é ao que Cristo se referia) devam ser
cumpridos nele e na sua morte.
Jo 10.
9-11 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e
sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a
destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom
Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Onde
o Salvador estava sempre havia uma multidão seguindo-o e seus discípulos.
Yahoshua é o bom pastor, a qual as avelhas são atraídas a ele.
Só
segue o Mestre aqueles que são seus. Seguir o Mestre é ser transformado, unindo
tecido novo a vestido novo, isto é, ser uma nova criatura, uma mudança de vida
pessoal.
O
mestre percorria toda cidade e aldeias, entrando na sinagogas deles, ensinando
o evangelho do reino, Mt 9.35. Essa é uma observação importante em Mateus. Yahoshua
ensinava na sinagoga deles. Aquela multidão andava desgarrada e errantes
como ovelha sem pastor, prontos a serem devorados por lobos famintos, ladroes
que matam, roubam e destrói.
O
mestre ver a necessidade de ter pessoas preparadas, verdadeiros discípulos para
ensinar o evangelho de reino, disposto a pregar uma Nova Aliança que começaria
após sua morte e ressurreição. Na
realidade o Mestre Yahoshua não construiu templos, ele ensinava na sinagoga
deles, no monte em todos os lugares onde estava.
O
mestre sabia que a seara, isto é, o campo era grande, mas os ceifeiros, os
trabalhadores eram poucos. Todos ali viviam debaixo da lei de Moises, guardavam
em seus corações e não recebiam Yahoshua como o Messias, ungido do Altíssimo. Eles
precisavam deixar os panos velhos e odres velhos, e receber tecido novo e vinho
novo. Receber vestes novas (a graça), e o vinho novo o (Espirito santo).
Antes de enviar seus
discípulos a pregaemr o evangelho do reino, eles recebem poder sobre os espíritos imundos, poder para curar todas as
enfermidades e todo mal do povo. Iriam às ovelhas perdidas da casa de Israel; Anunciando
o reino dos céus, curando os enfermos, limpando os leprosos, ressuscitando os mortos,
expulsando os demônios. Tudo isso de graça, pois receberam também de graça, Mt
10:8.
No momento
o Mestre só podia contar com seus discípulos, não havia mais ninguém preparado
para o trabalho.
Ø Havia
sinagoga? sim.
Ø Havia
mestres da lei? Sim.
Ø Havia
sacerdotes no templo? Sim.
Havia
tudo isso e conheciam bem a palavra, mas desprezavam o Mestre, pois viviam à
lei de Moises. Por
isso o mestre envia os doze, só eles estavam preparados para a missão.
Ø Que missão?
A de abrir novas sinagogas? Não!
Ø De
levanta novos mestres da lei? Não!
Ø De abrir
novos templos e dá continuidade a todo culto do tabernáculo como na velha
aliança? Não!
Foram
enviados a pregar o evangelho de reino a todas as pessoas, para serem libertos
de toda opressão da alma, do espirito, conhecendo sim o Criador e aprender o que é a verdadeira
adoração.
Mc
16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
O
mestre Yahoshua fala da simplicidade de levar a palavra do Altíssimo as pessoas.
Em Mateus 10, antes de sua morte fala aos seus discípulos também como deveriam
se portar quando fossem enviados. O
mestre fala das dificuldades que iriam passar, ele não disse que seria fácil (16),
falava dos lobos que estavam no caminho pronto a devora-los.
Quem
são esses lobos?
Mt 10.
17-18 - Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos
sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à
presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de
testemunho a eles, e aos gentios.
Esses
lobos são os mestres da leis, os sinédrios foram os que crucificarão Yahoshua, açoitaram,
autoridades judaicas que guardavam o templo, fariseus, sacerdotes, é os que rejeitaram
a doutrina da salvação e ressurreição, a qual estava sendo pregada pelos
apóstolos. Eles ficavam incomodados com aquele tipo de pregação e viam os discípulos como hereges e agitadores da ordem
pública.
Yahoshua
sabia que lutaria contra um sistema que já operava naquele lugar. O mestre trazia
algo novo, que combateria o sistema religioso e libertaria as pessoas.
A orientação
do mestre Yahoshua para os discípulos era para ficarem tranquilos pois o
Espírito Santo ministraria nos lábios deles (10:19-20).
Eles
lutariam contra um sistema que já estava implantado. A palavra do reino era uma
nova forma de chegar ao altíssimo. O povo estava acostumado a viver debaixo de
um jugo pesado e difícil de suportar. Mas Yahoshua disse:
Mt 11.28-30 - Vinde a mim, todos os que
estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e
aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso
para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Só o
Rei dos reis pode tirar o fardo que o sistema religioso colocou sobre seus
ombros, te enganando e tomando seu dinheiro para receber as benção do altíssimo.
TIRANDO AS CORRENTES DA RELIGIOSIDADE
Liberdade
sim. Yahoshua quebra o jugo da religiosidade, ele é o Senhor do sábado, ele é o
fim da lei, da velha aliança. Os dois grandes mandamentos na nova aliança é:
"Amar a Deus acima de todas as coisas. E o segundo semelhante a este, amar
ao próximo como a ti mesmo".
Uma
das fraquezas do povo de Israel foi não perceberem que o fim da lei de Moisés
era Cristo. Cristo era o objeto Glorioso da administração da Lei, mas o véu
estava posto sobre o coração deles de maneira que eles não puderam ter essa
visão, e tentaram uma auto justificação.
Gl
3:23, 24 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e
encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos
serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Aqui,
não é somente a Lei moral que está sendo referida, mas todo o Pacto Mosaico do
Sinaítico. Nesse sentido, a Lei não somente aponta o pecado do homem, não
somente o condena, mas apresenta-lhe o caminho da sua salvação: Cristo.
Rm 10.4
- Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Cristo
é o cumprimento da Lei e também o fim da Lei. Não seremos mais julgados
baseados na Lei. Cristo foi à oferta expiatória, e nos justificou de todo
pecado. A graça de Deus nos alcançou, e sem merecimento nenhum hoje podemos ser
chamados filhos de Deus, por isso todo aquele que crê terá vida eterna com o Altíssimo.
Cristo
é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê”. Considerando apenas essa
passagem, parece haver um conflito evidente entre as palavras do apóstolo Paulo e a
do Salvador Cristo. Aquele diz que Cristo é o fim da lei e o próprio Cristo afirma
que veio cumprir a lei. Ora, como pode alguém que cumpre a lei ser, ao mesmo
tempo, a abolição dessa mesma lei? Vemos que Paulo fala agora, mas Cristo já havia
sido ressuscitado e a graça da nova aliança estava já em evidência.
A
Velha e a Nova Aliança. Apenas por ela já temos uma indicação de uma separação.
Se há o novo, o velho ficou para trás. Se há um novo pacto, isso significa que
o pacto antigo, de alguma forma, foi substituído, ficou para trás fazendo-se em
Cristo nova todas as coisa. Em Yahoshua começa a nova aliança (graça). Afinal,
se há uma nova aliança, está se dá nele, a partir dele, por causa dele.
Yahoshua
é maior que o templo, maior que a lei, maior sacrifício. Será que estamos
seguindo a Cristo ou ainda vivemos debaixo da lei, anulando assim o sacrifício do
salvador?
Somos a casa de adoração do altíssimo.
Jo 4.20-24
- Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar
onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem
neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós
adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e
agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e
importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Vemos
que essas palavras de Cristo a mulher samaritana, pois ainda não tinha morrido,
e como ele disse: mas a hora vem,...Devemos
ser a igreja de Cristo, o lugar de adoração do altíssimo. Esse lugar não é no
templo, não é no monte. Yahoshua disse a mulher samaritana que o lugar de
adoração era em espirito e em verdade, isto é, devemos adorar ao pai no nosso
ser. O verdadeiro lugar de adoração é individual.
O
sistema religioso escraviza, tem preceitos de homens por isso que o Salvador
combateu, Ele os chama de raça de víboras, hipocritas. A palavra do altíssimo
é boa semente e essa semente é Yahoshua.
Religião: Religião
vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação. Essa religação se
refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se
que o real significado da palavra é o Salvador CRISTO, pois Ele é o único
mediador entre o altíssimo e os homens, não há outro. Por isso viva a
verdadeira religião.
CONCLUSAO:
Lc 4 18.19 - O
Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E
restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o
ano aceitável do Senhor.
O Espírito
do Altíssimo veio sobre Yahoshua, ele foi ungido para evangelizar os pobres, a
curar o quebrantados de coração. Pregar liberdade aos que estão em cativeiro,
da vida aos cegos e liberdade os oprimidos.
Ø Não é
pela lei, é pela graça;
Ø Não é
no templo e sim pelo espirito;
Ø Não é
pelos ritos dos cultos, mas pela liberdade de servi-lo.
At
15. 10-11 - Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz
dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? mas cremos
que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Vinho
novo em odres novos. Deixe que o Espirito Santo te faça entender a preciosidade
de conhecer o Cristo salvador (Messias – Mashíyach) e não o jesus do
sistema religioso, cheio de dogmas, farisaimos,( Sinônimos: hipocrisia
falsidade fingimento afetação
aleive aparência arte
comédia disfarce dissimulação dobiez
doblez duplicidade embuço
encenação farisaísmo fita
imitação malícia simulação
simulacro embuste falseta
falsidade fingimento impostura),
presos em ritos que sufoca a alma e afasta cada vez mais você do altissimo.
Por.
Marlon Fernandes
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