DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO; QUEM ESTOU TENTANDO SER?




Introdução:

Sl 13 - ATÉ quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2  Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
3  Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
4  Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
5  Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.
6  Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

  1. Daví, nesta oração do Salmo 13, revela uma profunda melancolia, cujas motivações específicas ignoramos.
  2. Podemos dizer que ela está associada a seu adultério com Bate-Seba (II Sm 11), que desencadeou uma série de feridas em sua alma:

  • A culpa pela “encomenda” da morte de Urias, marido de Bate-Seba,  no campo de batalha; 
  • A morte do filho resultante de sua  união ilícita com ela;
  • As relações sexuais de seu filho Amon com sua meia-irmã Tamar e, dois anos depois, por vingança, o seu  assassinato por Absalão, irmão de Tamar;
  • A fuga de Absalão por três anos, ao final dos quais retornou a Jerusalém, mas só teve permissão para ver o pai depois de dois anos;
  • A usurpação do trono por Absalão que obrigou Daví a fugir pelas montanhas humilhado e fragilizado;
  • Como se não bastasse, num completo desrespeito ao pai, Absalão teve relações sexuais com as suas concubinas em uma tenda armada a céu aberto...


1.   Os conflitos e as adversidades

Davi estava em conflito com Deus (v. 1) – um sentimento definido pervadia o  seu coração: os valores espirituais não faziam mas sentido pois Deus o abandonara, não se manifestava mais, tornara-se distante e desconectado.

  1. *Você está passando por alguma situação específica na vida?*
  • Depressão - A pessoa se sente impotente e a doença vem quase sempre acompanhada de outros sintomas, como a ansiedade ou a insônia.
  • Opressão - (abismo que nunca chega ao fundo). Sensação de sufocação; dificuldade de respirar.

  • O que te levou a isso ?

  1. Davi estava em conflito consigo mesmo (v. 2) – a tristeza tornara-se sua companheira inseparável, eliminando qualquer possibilidade de esperança;
  • E a suas esperanças acabaram?

  1. Davi estava em conflito com o inimigo (v. 2) – diante do perigo que batia às portas, cansado de tudo e de todos, Davi só tem um palavra: “até quando”.
  • Quantas vezes perguntamos isso, para nós mesmo.

Ø  Davi passou por muitas angústias, mas confiava no Deus a quem servia;
Ø  A felicidade de ter Deus em nós e Jesus como Pastor, nos faz guia tranquilamente às águas tranqüilas;

Davi disse:

Sl 23:4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  1. Robert Baron em seu livro “Anatomia da Melancolia” afirmou: “se há um inferno na terra, ele se encontra na melancolia do coração do homem”.

  1. Davi redescobriu um Deus pessoal (v. 3) – ao contrário do que pareciam apontar as circunstâncias, Deus ainda era Senhor e como tal se revelava de forma pessoal àqueles que O buscavam em oração.

  • A oração é o melhor remédio para a melancolia.

  1. Davi reafirmou seu anseio por vitória (v. 4) – na medida que foi orando ele descobriu em Deus as forças para arrancá-lo da imobilidade.
  • A oração nos tira da imobilidade.

  1. Davi reafirmou sua dependência exclusiva da graça de Deus (v. 5a) – Davi entrou hesitante na presença de Deus, agora ele está exultante!

  1. Davi alegrou-se na salvação divina (v. 5b) – seu sofrimento era passageiro, sua salvação definitiva.

Ele entende que aquele mal era passageiro, e que o regozijo do Senhor era eterno.

  1. Davi verbalizou sua gratidão através da música (v. 6) – ele que entrara na presença de Deus reclamando de tudo, agora sai exaltando, descobrindo o caminho para a saída de uma depressão:

Ø  a mudança de foco;
Ø  a fixação nos valores positivos já alcançados;
Ø  motivos para exaltar a Deus.


2.   As adversidades que nos faz parar

Os homens de Deus do passado tinham lutas muito semelhantes às nossas.

  1. Davi venceu a depressão com oração;
  2. Não podemos ignorar a necessidade de um tratamento médico apropriado;
  3. O nosso Deus sabe e quer trabalhar nossas emoções;

Vemos Jesus no Jardim do Getsêmani, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito, era chegada a hora do Calvário.

Mt 26:38 - Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte;

Deus quer nos livrar:

  1. Solidão, ansiedade e dúvidas;
  2. A Caverna – Não é eterna – muitas das vezes na escuridão e no frio da caverna somos aquecidos e enxergamos a Luz de Cristo;
  3. Cativeiro – Não é eterno – Momento para reflexão, avaliação e criar estratégias para o presente e futuro;
  4. Sepultura – morte – separação – Não pode nos vencer.

  1. DEUS TRANSFORMA O MAL EM BEM

1.    Deus quer que situações extremas da fraqueza humana se converta em oportunidades para Ele agir;
2.    Deus é Perfeito e usa homens imperfeitos como instrumentos e canais
  da verdade;
3.    Deus usa coisas, circunstâncias e pessoas.
4.    Deus quer transformar a sua ansiedade em ação de graça.

Mt 6:25 - 5  Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Fp 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.


5.    A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO

Ø  “É impossível penetrar na alma humana sem levar em conta que o que se encontra lá, no fim de tudo, é Deus.”
Ø  O homem sempre busca a Deus no final de tudo.
  1. Dúvidas, incertezas, inquietações, inadequações e incapacidades.
  2. Relação de dependência. Sem direção. Estou sendo levado;
  3. Abatimento, desistência de lutar, medo, ansiedade, corrupção...

6.    AINDA HÁ ESPERANÇA

Rm 5:4-5 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A minha pergunta pra você é:

  1. Qual o sinal da esperança que há em ti?
  2. Oferecer sacrifício – Rendição e entrega;
  3. Compromisso assumido – Responsabilidade;
  4. Reconhecimento – Valorizar a vida com Deus

OBS.: SÓ DEUS PODE RESGATÁ-LO DE VOCÊ MESMO


6. VERDADES PRÁTICAS

  1. Só experiências próprias nos ensinam algo;
  2. Mesmo diante das decepções e amarguras é preciso saber esperar;
  3. O princípio *“é dando que se recebe”* – quantas pessoas só vivem
     pensando em estar sendo prejudicadas.
  4. Ser pobre coitado não salva – solitário e infeliz – Estar perto, mas bem longe – barreiras que o separam do pai;
  5. Quando temos uma visão errada do Pai + amor próprio ferido = amargura, falta de amor.

Conclusão:

  1. Davi venceu a melancolia, os conflitos consigo mesmo e com os inimigos, as adversidades, depressão, opressão;
  2. Davi redescobriu um Deus pessoal;
  3. Davi reafirmou seu anseio por vitória;
  4. Davi verbalizou sua gratidão através da música;
  5. Ele que entrara na presença de Deus reclamando de tudo, agora sai exaltando;
  6. Davi venceu a depressão com oração;
  7. Deixe Deus trabalhar as suas emoções como Davi fez;
  8. Saia da caverna, do cativeiro, da sepultura;
  9. Cresça em graça e sabedoria;
  10. Seja  livre, decidido e responsável para servi ao Senhor e ter uma vida abençoada.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE