“A EXELÊNCIA DA SABEDORIA”


Por.: Marlon Pereira Fernandes


Introdução:

Na Lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27.30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver Lv 27.30). O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (cf. Mt 25.15 nota; Lc 19.13).



PRINCÍPIOS IMPORTANTES 

Prov. 3.9 - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Ø  Honra ao Senhor com teus bens - O Minchá מנחה ou gratidão a Deus oferecendo-, comandado sob a lei, é de obrigação interminável. 
Ø  Seria bom dar uma parte da produção pelo qual nós começamos o nosso apoio para com Deus, ou para os pobres, os representantes de Cristo. Isso pode ser feito em espécie, ou pelo valor em dinheiro. Tudo o que Deus envia-nos no caminho da prosperidade secular, há uma parte dele sempre para os pobres, e por causa de Deus. Quando essa parte é, portanto, eliminados, o resto é santificado, quando é retido, a maldição de Deus está sobre o todo. Dar aos pobres, e Deus dará a ti.

Ø  Honra ao Senhor é ser grato a ele por tudo que ele faz;
Ø  Estamos honrando a Deus quando aprendemos a dividir aquilo que Deus nos deu;
Ø  Quando olhamos para os necessitados e dividimos a sua bagagem;
Ø  Honramos ao Senhor quando aliviando o fardo da vida, das dificuldades dos nossos semelhantes;

Ø  Vivemos pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se assimi toda ordenança da lei de Moisés.
Ø  Quando dedicamos uma parte do nosso tempo a Deus;
Ø  Dar as primícias da colheita fazia parte da lei.

Ex 22.29 - As tuas primícias, e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.

A oferta de primícias parece ter sido um costume da antiguidade primitiva e estava conectado com os primeiros atos de sacrifício. As referências a ele aqui e em Êxodo 23:19 provavelmente tinha sido transmitida desde tempos patriarcais. A lei específica relativa ao primogênito das criaturas vivas foi trazida para fora em uma luz forte em conexão com a libertação do Egito.

O primeiro dos teus frutos maduros - Esta oferta foi um reconhecimento público da graça e da bondade de Deus, que lhes tinha dado o seu tempo de semente adequada, a primeira e a última chuva, e as semanas determinadas da sega.

Ex. 23.19 - Você deve trazer os frutos primeira escolha de seu solo para a casa do SENHOR vosso Deus." não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

A primeira das primícias da tua terra - A "melhor" ou "chefe" das primícias, isto é, os dois pães de onda descrito Levítico 23:17 . Como o preceito anterior parece referir-se à Páscoa, por isso é provável que isto se refere ao Pentecostes. Eles são chamados em Levítico, "as primícias para a carga", e é razoável que eles devem aqui ser designado o "chefe" das primícias. Se, com algumas, vamos supor que o preceito de se relacionar com as ofertas dos primeiros frutos em geral, o comando é uma repetição de Êxodo 22:29 .

Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe - Este preceito é repetido. Se conectar o primeiro dos dois preceitos anteriores, com a Páscoa, e o segundo com o Pentecostes, parece razoável para conectar este com a Festa dos Tabernáculos.
A única explicação que está de acordo com esta conexão é a que se refere a um costume supersticioso conectado com a colheita, em que um garoto foi fervido no leite de sua mãe para propiciar, de algum modo as divindades, e o leite era aspergido sobre as árvores frutíferas, os campos e jardins, como um amuleto para melhorar as colheitas do próximo ano.
Outros levá-la para ser uma proibição de um costume de grande antiguidade entre os árabes, de preparar uma espécie bruta de alimentos o cabrito no leite, com a adição de determinados ingredientes de natureza estimulante: e outros tomá-lo em conexão com o proibições para o abate de uma vaca e um bezerro ou uma ovelha e o seu cordeiro, no mesmo dia Levítico 22:28 , ou tomar um pássaro junto com seus filhotes no ninho Deuteronômio 22:06 . É, portanto, entendido como um protesto contra a crueldade e ultrajando a ordem da natureza.

DT. 26.2 - Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o SENHOR teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome.

As primícias aqui em questão devem ser distinguidos daqueles oferecidos tanto em reconhecimento das bênçãos da colheita (compare Êxodo 22:29 ) nas festas da Páscoa e do Pentecostes, e também as ofertas prescritas em Números 18:08. Esta última foi composta dos preparativos da produção da terra, tais como óleo, farinha, vinho, etc.

Tomarás do primeiro de todos os frutos, etc - Este tinha a intenção de mantê-los na lembrança contínua da bondade de Deus, em preservá-los através de tantas dificuldades e, literalmente, cumprindo as promessas que tinha feito para eles. Deus é o autor de todas as suas bênçãos, os primeiros frutos da terra foram consagrados a ele, como o autor de toda a dádiva boa e perfeita.

Ml 3.10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Um décimo dos produtos da terra consagrados e separados para fins especiais. A dedicação de um décimo a Deus foi reconhecido como um dever antes do tempo de Moisés. Abraão pagou o dízimo a Melquisedeque ( Gênesis 14:20 ; Hebreus 7:06 ), e Jacó prometeu ao Senhor e disse: "De todos te que me dês vou certamente dar o dízimo a ti." Bíblia Easton Dicionário

Por ocasião do apelo as oferta nas igrejas, muitos pregadores popularizaram o versículo 10 do Capítulo 3 do livro de Malaquias (o versículo mais pregado nas igrejas) nutrindo a fé cristã com doutrina extinta e fazendo alusão à estrutura física como se fosse o lugar do repouso do Senhor Deus.

E muitos líderes ainda enfatizam dizendo: “Vamos adorar a Deus com os nossos  dízimo e ofertas, trazendo-os para a casa do Senhor”.  Entretanto, é bom recordar as palavras do Senhor Jesus o qual afirmou: Deus é Espírito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em Verdade.

Mas onde é a casa do Senhor, e qual o lugar do seu repouso? Porventura Deus habita em templos feitos por mãos de homens?

Ex 25 relata - O Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem, cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que tomareis deles, me farão um santuário, e habitarei no meio deles. O povo trouxe muito mais do que precisava para o serviço da obra que o Senhor ordenou que fizessem. Então, mandou Moisés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, façam mais obra alguma para a oferta alçada do santuário.  Assim, o povo foi proibido de trazer mais, porque já possuíam o bastante para toda a obra que haviam de realizar.

2 Cron 31.11 - Então ordenou Ezequias que se preparassem câmaras na casa do SENHOR, e as prepararam. 12 - Ali recolheram fielmente as ofertas, e os dízimos, e as coisas consagradas; e tinham cargo disto Conanias, o levita principal, e Simei, seu irmão, o segundo. 15 - E debaixo das suas ordens estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem com fidelidade a seus irmãos, segundo as suas turmas, tanto aos pequenos como aos grandes;

O Templo

Ø  O Rei Davi, da tribo de Judá, desejava construir uma casa para Jeová (YHWH), onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo, existente desde os dias de Moisés. Segundo a Bíblia;
Ø  Este desejo foi-lhe negado por Deus em virtude de ter derramado muito sangue em guerras. No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. (2 Samuel 7:1-16; 1 Reis 5:3-5; 8:17; 1 Crónicas 17:1-14; 22:6-10).

Ø  Davi comprou a eira de Ornã ou Araúna, um jebuseu, que se localizava monte Moriah ou Moriá, para que ali viesse a ser construído o templo. (2 Samuel 24:24, 25; 1 Crónicas 21:24, 25),
Ø  Ele juntou 100.000 talentos de ouro, 1.000.000 de talentos de prata, e cobre e ferro em grande quantidade, além de contribuir com 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, da sua fortuna pessoal. Recebeu também como contribuições dos príncipes, ouro no valor de 5.000 talentos, 10.000 daricos e prata no valor de 10.000 talentos, bem como muito ferro e cobre. (1 Crónicas 22:14; 29:3-7);

Ø  Salomão não chegou a gastar a totalidade desta quantia na construção do templo, depositando o excedente no tesouro do templo (1 Reis 7:51; 2 Crónicas 5:1).
A construção de uma casa permanente para substituir o tabernáculo, ocupou sempre o pensamento de Davi, e, por isso, tratou logo no principio de seu reinado, de armazenar os materiais necessários à realização de seu plano.

O templo de Salomão era parcialmente restrito aos sacerdotes, os judeus tinham liberdade para circular, exceto no espaço sacerdotal, já os não judeus, em qualquer parte que eles adentrassem a punição era a morte. O edifício do templo era dividido em Santo e Santo dos Santos, onde somente o sumo sacerdote poderia entrar e nele estava a arca da aliança onde eram guardadas as tábuas da lei, entregue a Moisés. Neste edifício eram guardadas também as vestes cerimoniais, os instrumentos musicais, os utensílios usados para o sacrifício e os tesouros do templo. Havia ainda engradados para alojar os animais destinados ao sacrifício, um depósito de lenha, uma padaria para o preparo do pão sagrado e um banheiro para purificação sacerdotal.

O culto no templo era ao som de música instrumental e coral. A liturgia e toda beleza encontrada no templo remetia ao jardim do Éden, ao paraíso, um mergulho espiritual na busca do sagrado, do divino.

O templo era o local propício para o rito sacrificial, no período de Salomão aproximadamente em 955 a.C., as narrativas bíblicas atestam no livro dos reis por ocasião da festa dos Tabernáculos, que o rei, os sacerdotes e o povo participaram de um enorme banquete com o sacrifício de “vinte e dois mil bois, e cento e vinte mil ovelhas”. (Reis I 8: 63,  1998, p. 483).
Salomão edificou casa para Deus; mas Is. 66.1-2 – o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura, não fez a minha mão todas estas coisas?

I Co 3.16 – Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
I Co 6.19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Portanto, em harmonia com a verdade expressa na palavra do Senhor, a estrutura material edificada por mãos de homens designada para congregar as pessoas, a qual o homem trata de “igreja”, outros pregadores criam até um dogma alegando que a igreja (estrutura física) é o Santuário do Senhor Deus, lugar sagrado para encontrar a Jesus e receber as suas bênçãos, é um propósito equivocado, porque a verdadeira igreja de Cristo somos nós, ou cada membro do Corpo de Cristo constituem a igreja que Cristo arrebatará no último dia.
Conforme a palavra, essa vinculação de SANTIFICAÇÃO NO AMBIENTE ONDE CONGREGAMOS não é realidade, porque a estrutura material é proveitosa apenas para o conforto do corpo físico, porem, não possui virtude espiritual alguma.

Outra coisa:

Uma situação semelhante que usam muito é orar e ungir empresa, ambiente de trabalho, veículo, residência, e outras edificações das mãos do homem, para que aquele recinto seja abençoado. A GLÓRIA E A PAZ DO SENHOR JESUS NÃO HABITA EM ESPAÇO FÍSICO CRIADO POR MÃOS DE HOMEM, mas no coração de cada um daqueles o amam e guardam os seus mandamentos.

Hb 3.6 - Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

Com essa afirmativa, Jesus simplifica as reuniões em seu nome, desmistifica os ritos cerimoniais e anula todo mistério e dogma criado por alguns pregadores contemporâneos, que buscam atrair os fieis com doutrinas fantasiosas, desviando o verdadeiro propósito de Deus para salvação da alma humana, através do sacrifício realizado pelo sangue do Senhor Jesus na Cruz do Calvário.

Entenda:

O antigo judaísmo estava centrado em três elementos fundamentais: O Templo, o Sacerdócio e o Sacrifício.
O véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se ali toda ordenança da lei de Moisés. Ele anulou esses três elementos, cumprindo-os em si mesmo. 


Ele é o Templo que incorpora uma nova e viva casa, não feita por mãos humanas, mas pelo seu próprio sangue. Ele é o Sumo Sacerdote Eterno e o Sacrifício perfeito e definitivo, por um Novo Mandamento escrito com o seu próprio sangue (João 13.34).

TABERNÁCULO

O Tabernáculo era uma tenda provisória, onde o Senhor falava a seu povo, Ex 33.7-10. Construção portátil, em forma de tenda, que Deus ordenou a Moisés fizesse para servir de sua morada no meio do povo de Israel, Ex 25.8,9, donde lhe veio o nome de habitação, Ex 25.9; 26.1, lugar onde Jeová falava a seu povo, Ex 41.34,35, onde se achavam depositadas as tábuas da lei ou o testemunho, “o tabernáculo do testemunho”, Ex 38.21; cp. 25.21,22; Nm 9.15, também denominado “casa do Senhor”, Ex 34.26; Js 6.24.


Características do Tabernáculo

O tabernáculo era um aparato muito funcional. O tabernáculo servia como lugar de encontro entre Deus e os homens, e desta forma ficou conhecido como a "tenda da congregação" (cf. 35:21). Esta não era uma tarefa fácil, pois ter Deus tão próximo era uma coisa muito perigosa. Quando Moisés suplicou a Deus para habitar em meio a Seu povo, Deus o avisou que isto poderia ser fatal para um povo tão pecaminoso: "Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei." (Ex. 33:5a)

O lugar da Habitação de Deus no Novo Testamento

No Evangelho de João o Senhor Jesus Cristo é apresentado como o Filho de Deus que habitou entre os homens (Jo. 1:14). O Senhor Jesus foi desta forma o lugar da morada de Deus entre os homens durante Sua jornada na terra. Assim Ele pôde dizer à mulher samaritana que estava chegando a época em que o lugar de adoração não é a preocupação principal (Jo. 4:20-21). Da época da vinda de Cristo até o presente o lugar da morada de Deus entre os homens não é concebido em termos de edifícios.


CONCLUSAO:

Não devemos pensar em Deus como habitando em edifícios feitos por mãos humanas, mas sim habitando dentro da igreja, dentro do corpo daqueles que verdadeiramente creem em Jesus Cristo. A casa de Deus, não é edifício, e que o visitamos uma vez por semana.


Na Lei, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas. Hoje vivemos na graça de Jesus e não da Lei.


Honra ao Senhor com teus bens é dar uma parte da sua produção pelo qual nós começamos o nosso apoio para com Deus, ou para os pobres, os representantes de Cristo.  Estamos honrando a Deus quando aprendemos a dividir aquilo que Deus nos deu com os necessitados;


A oferta de primícias parece ter sido um costume da antiguidade primitiva e estava conectado com os primeiros atos de sacrifício dos antigos, provavelmente tinha sido transmitida desde tempos patriarcais.

Um décimo dos produtos da terra consagrados e separados para fins especiais. A dedicação de um décimo a Deus foi reconhecido como um dever antes do tempo de Moisés. 


Hoje é, entretanto, bom recordar as palavras do Senhor Jesus o qual afirmou:


Deus é Espírito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em Verdade. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós. Somos casa de Deus. A glória e a paz do Senhor Jesus não habita em espaço físico criado por mãos de homem, mas no coração de cada um daqueles o amam e guardam os seus mandamentos.

O antigo judaísmo estava centrado em três elementos fundamentais:


O Templo, o Sacerdócio e o Sacrifício. 
O véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se ali toda ordenança da lei de Moisés.


A oferta e o dizimo é algo que damos a Deus não por medo ou obrigação. Como dizem: 


Sem ele você não prospera! 


Damos porque somos gratos a Deus Também pelas necessidades da comunidade a qual fazemos parte de pagar: água, luz, e outros...Mas não podemos esquecer que em primeiro lugar vem a necessidade dos nossos semelhantes no parti do pão na graça do Senhor Jesus.

Vivemos na graça do Senhor não pela Lei


Fonte: http://www.espacouniversal.com/2010/07/entenda-a-historia-que-rodeia-o-templo-de-salomao/#ixzz1l3JIuI7n -Dic. Da Bíblia John Davis - http://cristoeaverdade.net/cristo/index.php? option=com_content&view=article&id=113:verdadeiraigreja&catid=38:novos&Itemid=65 – biblos.com - http://bible.org

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