COMO MANTER A CONSCIENCIA LIMPA




I Tm 1.19 -  conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;

1.    Como manter uma boa consciência?

Valorize sua fé no Altíssimo mais do que qualquer outra coisa – a fé é uma palavra muito significativa. Implica fidelidade ao Altíssimo e confiança absoluta nEle. Fé pode ser definida positivamente como uma esperança segura, inabalável.

Hb 11.1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

2.     Faça o que sabe ser correto. Meia verdade demonstra falta de confiança. Continue confiando quando nada parece acontecer. Confie quando enfrentar novas situações. A falta de confiança impede que recebamos o melhor que o Altíssimo tem para nós.


Hb 3. 15-19 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Essa é uma passagem que fala do povo de Israel após a saída do Egito no deserto a caminho da terra prometida. Endureceram seus corações, na hora das dificuldades. Muitos ouviram as promessas do Altíssimo, mas não suportaram as provas do dia a dia e em seus corações tentaram ao Senhor, esses não alcançaram as promessas e morreram no deserto.
Os israelitas faltaram em entrar na terra prometida porque não creram na proteção do Altíssimo, e não creram que o Altíssimo os ajudaria a vencer os inimigos. Por isso vagaram no deserto por 40 anos.

Esse é um exemplo que podemos ler nas sagradas escrituras e meditar em nossas vidas a confiança que temos no Altíssimo, e viver uma vida de paz tranquilidade, esperança, fé com uma mente tranquila.

O povo de Israel não tinha um mediador entre eles e o Altíssimo, mas nós temos e isso é bastante bom para nós hoje. Os israelitas iam direto ao líder Moises nessa época e depois aos sacerdotes. Nós hoje estamos livres do deserto, livres do jugo da lei. O Altíssimo enviou seu filho para nós livrar da maldição se fazendo maldição por nos morrendo na cruz e nos dando sua graça diante do Altíssimo.

Jo 3.16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Rm 1.14 -Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

3.    Não tenha o coração enganoso, endurecido.

Lc 6.45 - O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Yahoshua lembra que nosso falar e nossas ações revelam as verdadeiras convicções e motivações de nossa vida. As boas impressões que tentamos deixar não poderão ser duradouras se o nosso coração for enganoso. O que está em seu coração será revelado por meio de seu falar e de seu pensamento.
4.    Faça sempre o que é certo.

I Tm 1.5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

Não façam como os antigos falsos mestres da lei que motivados por um espírito de curiosidade e um desejo de alcançar pode e prestígio cometia engano. Permaneça firme em sua fé em Cristo. Faça o que é certo para crescimento do reino e o seu amadurecimento espiritual, não para se eleger e aparecer.
O Altíssimo quer falar com você através da sua consciência, permitindo saber a diferença entre o certo e o errado. Não deixe de agir contra os ímpetos interiores de forma a fazer o que é correto. Pois assim a sua consciência permanecera limpa.

CONCIENCIA COMO A DE JÓ

Jó 27 -6 - A minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprovará o meu coração em toda a minha vida.

Tantas acusações, mas Jó pode declarar que a sua consciência estava limpa. Apenas o perdão do Altíssimo e a determinação em viver de forma justa diante do Altíssimo pode oferecer uma consciência tranquila. 

Como é importante conhecer a nós mesmo, só você poderá dizer para sociedade e para você mesmo quem é você. Uma consciência pura fala de conhecer  a você mesmo, e não ser aquilo que os outros dizem que você é. Você é um ser único nesse planeta a sua percepção sensorial de você mesmo é importantíssimo. É Através dessa percepção que organizamos e interpretamos as impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

Jó errava? Claro que sim! Como nós também erramos. Somos seres humanos e como tais erramos, vacilamos. A nossa consciência tranquila começa quando olhamos para dentro de nós e reconhecemos que erramos, então o Altíssimo entra com o seu perdão através do nosso intercessor Yahoshua o sumo sacerdote.

I Jo 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

A confissão tem função de nos libertar para  que possamos desfrutar à comunhão com o Salvador, ilumina nossa consciência para desfrutar do que é bom. Todo ser humano deve ser consciente no amor, na palavra, uma consciência curada trás liberdade no amor.

CONCLUSÃO

Amar o próximo, amizade, atividade física, lazer, ler bastante, fazer o bem, amar o Altíssimo acima de qualquer coisa, valorize sua fé no Altíssimo mais do que qualquer, outra coisa reconhecer que Cristo é nosso Salvador, um bom relacionamento com as pessoas, não ser fingido, conhecer a si próprio, confessar seus erros, saber que você não é o centro do mundo, valorizar cada pessoas, não tenha um coração enganoso...Tudo isso nós faz ter uma consciência limpa.

QUEM DISSE QUE VOCÊ NÃO PODE VIVER BEM?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE