O que a Bíblia NÃO DIZ



O que a Bíblia NÃO DIZ
...mas muitos pregadores e mestres dizem!




Paulo de Aragão Lins

Parte 2 



A BÍBLIA NÃO DIZ QUE CINCO VIRGENS DORMIRAM E CINCO FICARAM ACORDADAS

Muitos pregadores, principalmente os norte americanos, quando se referem à parábola das dez virgens, chamam as virgens néscias de "virgens dorminhocas" .
Falando sobre as virgens sábias dizem que elas foram aquelas que ficaram despertas à espera do noivo.
Isto porém, decorre simplesmente, da leitura superficial que fazem da Bíblia, pois o texto sagrado mostra que o caso foi bem diferente disto.

Leia:

Mt 25.5 -E, tardando o noivo, foram TODAS tomadas de sono, e ADORMECERAM".  




A BÍBLIA NÃO DIZ QUE OS ISRAELITAS COMERAM APENAS MANÁ E CODORNIZES NO DESERTO

Pensa-se, algumas vezes, que os filhos de Israel comeram SOMENTE MANÁ durante os 40 anos que passaram no deserto. Um estudo dos livros que cobrem este período - Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - contudo, mostrará claramente que eles se alimentaram de outros tipos de comida durante a sua peregrinação.

lemos:

Ex 16.35 - "E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada. comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã."

Isto, porém, não implica necessariamente que os israelitas foram alimentados exclusivamente de maná. Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limitado de carne. De tempos em tempos eles tinham que matar animais para comerem, uma vez que quarenta anos de vida é muita coisa para diversos animais de rebanho. Tinha que haver renovação.

Eles começaram a receber o maná pouco depois de saírem do Egito. Mesmo assim, no primeiro mês do segundo ano depois da saída do Egito, eles celebraram a Páscoa, comendo cordeiro, pães asmos e ervas amargas (Números 9).
Sabemos também que, enquanto passavam por algumas terras, tais como a terra de Esaú, Seir, eles foram instruídos assim:

"Comprareis deles, por dinheiro, COMIDA para comerdes ..." (Deuteronômio 2:6).

Se o maná fosse a única comida que eles tinham que comer, estas instruções a respeito da compra de comida estariam completamente fora de lugar!

Vemos a repetição disto:

Dt 2:26-29 - Então, mandei mensageiros desde o deserto de Quedemote a Siom, rei de Hesbom, com palavras de paz, dizendo: Deixa-me passar pela tua terra. somente pela estrada irei, não me desviarei para direita nem para esquerda. A COMIDA QUE EU COMA vender-me-ás por dinheiro e dar-me por dinheiro a água que beba.
Tão-somente deixa-me passar a pé, COMO FIZERAM comigo os filhos de Esaú que habitam em Seir e OS MOABITAS que habitam em Ar. até que eu passe o Jordão, à terra que o Senhor nosso Deus nos há de dar."

A tradução King James tem uma surpresa este texto, pois diz: "Tu me venderás CARNE por dinheiro, para que eu coma." (Deuteronômio 2:28).

Por que estas compras de comida, se a dieta eles era puramente maná? Não tem sentido. Vemos a confirmação quando Moisés diz que os filhos de Esaú e os moabitas venderam comida para eles conforme vimos no texto acima.

É verdade que, em certa ocasião, eles se queixaram de ter apenas maná.

Lemos:
Números 11:6: - "Mas agora a nossa alma se seca. Coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos."

Porém, quão válida era esta queixa? Era absolutamente verdade que eles nada tinham para comer a não ser o maná, ou eles estavam se queixando de não terem, na peregrinação, certos alimentos e temperos típicos do Egito? Deus lhes deu co-dornizes a comer nesta ocasião, mas ficou muito aborrecido com eles.

A Bíblia menciona o fato dos espias terem trazido de Canaã um tão enorme cacho de uvas, que foram necessários dois homens para carregá-los, como também trouxeram romãs e figos. Por acaso eles não comeram tais frutos? (Números 13:23).
Além do mais, a região através da qual fizeram 41 acampamentos durante os 40 anos de peregrinação abrigava vários OÁSIS, onde provavelmente cresciam tamareiras e outras fruteiras naturais.

Durante 40 anos, Deus supriu os israelitas com maná, que era seu pão, seu alimento básico, mas não existem razões para pensarmos que esta foi a única alimentação que tiveram durante todo aquele tempo.

A BÍBLIA NÃO DIZ QUE A BALEIA VOMITOU JONAS NA PRAIA DE NINIVE

Muitos afirmam que o peixe que engoliu Jonas vomitou-o "na praia de Nínive". Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao Deus-peixe. imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.

Lendo a própria narrativa bíblica, você vai descobrir que tais afirmações não têm qualquer fundamento, por causa dos fatos simples que passaremos a expor:
Jonas estava no ventre de um peixe no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da Antigüidade bíblica de "Mar Grande".

Nínive encontrava-se muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual observe em um mapa). não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e o peixe estavam.

Logo depois que Jonas foi vomitado na praia, Deus falou novamente com ele e afirmou algo que só podia ser falado a alguém que tivesse de caminhar bastante, o que realmente aconteceu. Veja os textos e as ênfases:


Jonas 3.1-3 - "E veio a palavra do Senhor SEGUNDA VEZ a Jonas, dizendo: Levanta-te, E VAI (quem vai ai a algum lugar é porque ainda não está no tal lugar) à grande cidade de Nínive (a descrição demonstra que Jonas ainda nem tinha visto a cidade) e  prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas, E FOI A NINIVE (é claro que ainda não estava nela), segundo a palavra do Senhor..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE