NA VIDA CRISTÃ EU GANHO EU PERCO



INTRODUÇÃO

Como cristão e evangélicos estamos acostumados a ganhar sempre, e nunca perder. As igrejas evangélicas sempre pregam que o crente tem que vencer sempre, ensinam as pessoas a declararem que podem determinar, toma posse, visualizar, ter fé para conseguir, sonhar sempre e ganhar o mundo, realizar todos os seus sonhos. Isso tudo se baseando numa fé mágica, cheia de idolatria e objetos para que aconteça, uma fé  emocional.

FÉ  CONSCIENTE

O Apostolo Paulo exorta Timóteo a conservar a fé e a consciência.  

I Tm 1- 19-  Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.

Paulo está ensinando a Timóteo e nós também podemos aprender a importância de cumprir o dever segundo a Palavra, assim como ele cumpria. Aprender a ter a fé segunda a palavra, uma fé autêntica, consciente, sem magia, sem emoção humana.

A uma grande diferença entre fé espiritual e fé emocional:

1.    A fé emocional é acompanhada pelo emocionalismo e pelo sincretismo religioso. Ela não tem base sólida, é o homem que constrói sua casa na areia. É fato ver pessoas que choram, gritam, soluçam. Pessoas que são motivadas pela musica e momento, acham que é o agir de Deus, um sentimento que não dura muito tempo, porque é emocional apenas. É apenas uma fé baseada naquilo que sente, ver e toca. Essa fé é inútil, é o sincretismo religioso, o farisaísmo, e não fé. Infelizmente os templos evangélicos estão cheios.

2.    A fé espiritual é baseada na Palavra de Deus, procedida de obras e produz frutos de arrependimento, faz milagres, faz-nos descansa em meio as provações, mas nem sempre vamos ter o que queremos.

Muitas vezes:

1.    Oramos para alguém que amamos ficar curado e ele morre;
2.    Oramos para um filho deixar as drogas e ele morre de overdose;
3.    Oramos para alguém ficar livre do câncer e ele morre de metástase;
4.    Oramos para o salário aumentar e somos mandados embora;
5.    Oramos para passar numa prova e reprovamos;

Sl 23.3 - Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Davi diz confiantemente: “Guia-me pelas veredas da justiça” E (por caminhos certos). Isto é verdade. Muitas vezes chegamos às encruzilhadas da vida e não sabemos que direção seguir. Talvez Davi estivesse pensando em seus antepassados, marchando por um deserto sem trilhas certas. Para algumas pessoas, essas “veredas da justiça”, às vezes, vão significar dificuldades, para outras vitórias. Na verdade nas veredas eu perco, nas veredas eu ganho. Mas, continuo confiando em Deus.

Em Hebreus 11 lemos que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem, por ela os antigos alcançaram testemunho.
1.    Alcançar é compreender, perceber;...
     Testemunho é relato feito por uma pessoa do que viu ou ouviu;

Pela fé entendemos, cf. Hebreus 11:

1.    Que os mundos pela palavra de Deus foram criados;
2.    Que Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons;
3.    Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado;
4.    Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

5.    Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia, Isaque e Jacó mais tarde foram herdeiros com ele da mesma promessa;
6.    Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade;
7.    Abraão ofereceu a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebeu as promessas ofereceu o seu unigênito, Abraão sabia conforme Deus tinha falado que Isaque seria chamado a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
8.    Isaque abençoou seus filhos Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras;
9.    Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos;
10. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias;
Todos estas pessoas morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa.
A palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Então temos que crer que Deus existe, mesmo não vendo, Ele é espírito e habita em nós.cf. Jo 4. 24.

Temos que ter cuidado em relação a fé, porque existe diferença entre a fé e o sentimento. Decisão tomada em cima de uma emoção, com certeza terá danos negativos, Temos que basear nossos sentimento no raciocínio, na inteligência, na palavra de Deus para não fracassarmos.

Pessoas envolvidas com a fé emocional, e continuam a agir da mesma forma, não entenderão o propósito do eterno. Temos que agir e pensar, tendo a Palavra de Deus como referencial e entender  na palavra aquilo que Deus quer para nós que nem sempre é o que queremos.

O TER EO SER

O Ter a frente do Ser tem levado uma multidão de pessoas a frustradas, melancólicas, egoísmo, dogmatismo, religiosidade. E pior fazem tudo isso usando a bíblia e textos para alimentarem suas façanhas. Por essas, muitos preceitos bíblicos são contraditórios ou sujeitos a mais de uma interpretação.

O senso comum sempre agindo nas pessoas, vivem num ciclo vicioso, cometendo sempre os mesmos erros dos antigos, tem medo de mudança, preferem continuar no erro do que a mudança. O Ter, como sinônimo de grande apego aos bens  materiais, e não se preocupa  com o Ser, que se pode definir como a  busca de virtudes. Dá-se maior valor àquilo que o dinheiro  pode comprar, as pessoas valem pelo patrimônio material que têm e não pelas qualidades que possuem. Isso levam muitas pessoas a irem para os templos evangélicos não em busca de salvação, mas de exercerem a fé emocional para alcançar bens materiais. Isto é, a benção começa e termina em mim, dane-se o próximo, porque eu alcancei minha benção, a minha empresa, meu carro, minha casa...

A grande diferença  entre o “Ser” e “Ter”  é  que se estabelece uma sociedade centrada sobre as pessoas e uma sociedade centrada sobre as coisas, uma igreja totalmente mundana. A busca de um padrão humano, a falta de harmonia em relação ao corpo e pele e constante moldagem da imagem perfeita para si que é a palavra de Deus. Não há amor, koinonia entre as pessoas, na realidade cada um está centrado em si mesmo. O grande foco das igrejas modernas é transformar o seus templos em mega templos e encher de pessoas que é sinônimo de crescimento.

A religião, em suas diversas épocas e tendências ideológicas, ora pregava que aqueles que possuíssem bens materiais não entrariam no Reino dos Céus e ainda queimariam no fogo do Inferno, fazendo apologia da escassez ou da miséria, na busca da realização pessoal; ora pregava que se reconheciam os escolhidos de Deus por serem bem sucedidos na vida sócio-econômica.

Sendo assim, o Ter é elemento para Ser, desde que não se abuse dele tornando-o pernicioso e prejudicial ao Espírito.

O EVANGELHO EM NÓS

O evangelho de Cristo se apresenta como uma simbiose, ao qual tem o propósito de acarretar uma intensa e incisiva influência e confluência, em nosso ser.
O evangelho não apenas nos chama para a simbiose, como também para a osmose, ou seja, para uma influência recíproca com o próximo, através da comunhão do discipulado, do serviço e da confissão e uma fé genuína. Vivemos em uma época de ser criativos para continuar a caminhada cristã, aprendendo sempre que podemos tudo em Cristo, tudo mesmo sem excitar.

Na realidade as sagradas escrituras nunca nos prometeu um mar de rosa, uma vida cheia de conquistas e vitórias somente.

Os cristão da atualidade esperam mais desse mundo, determinando, tomando posse nas conquistas pessoais, do melhor carro, da melhor casa, do melhor emprego, um ministério de conquista, igreja cheia com todo conforto possível, para um público exigente que esqueceram da cruz.

Se olharmos para Jesus Cristo veremos que não nos parecemos nada com ele nesses tempos modernos.

Quem é Jesus:

Mt 16.13 - Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”

A resposta das pessoas é bem parecida com o tipo de resposta que vemos hoje em dia sobre quem é Jesus Cristo: “E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.” (Mt 16.14). Ou seja, as pessoas estavam confusas sobre quem Ele era, pois todos estavam errados. Jesus, então, questiona Seus discípulos a respeito de quem eles falavam que ele era. A resposta de Pedro nos dá o caminho para respondermos quem é Jesus Cristo, pois o próprio Jesus diz que a resposta de Pedro era verdadeira e vinha de Deus:

Mt.16-17 - “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.”

Jesus é o filho do Eterno Deus, então quando não nos parecemos com ele em atitude, amor e tudo o que ele é, não somos seus discípulos.

SER UM DISCÍPULO DE CRISTO

A palavra "discípulo" aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais frequência do que "cristão". Ser discípulo é ser uma "pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. Visto que o nosso mestre é o próprio Jesus, então o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor?
As palavras desafiadoras do Cristo:

Lc 9.23 – E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Mt- 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Esse são elementos essenciais do verdadeiro discipulado, que apresentam desafios enormes:  Negar a si mesmo.

As religiões instituições ensinam o egoísmo do homem, Jesus exige a auto-negação. Nas instituições evangélicas, as igrejas dos homens convidam as pessoas a realizar seus sonhos de riqueza, felicidade sentimental e posições de honra, conquistas pessoais, e quanto mais tem mais abençoado é. O Ter tem mais valor na vida do que o Ser.

As instituições ensinam e exigem do seus fieis sacrifício e auto-negação, preceitos e doutrinas dos homens e rigor ascético que proíbem coisas que Jesus não proíbe, cheio de dogmas humanos que mais escravizam as pessoas do que libertam. Pregam a doação do dízimo fazendo disso uma porta de credito para conquistar as benção de Deus e aumento da fé.

Cl 2.20-23 - Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:  Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

As escrituras dizem que Jesus é o Caminho para vida eterna (cf. At. 4.12). Muitos querem fazer o papel do Espirito Santo tentando mudar pessoas dentro do achismo cristão, de normas de suas instituições.

O movimento religioso que opera nos dias atuais tem construídos pseudo discípulos, ensinando seus adeptos a necessidade de submissão quase absoluta. Usam uma pirâmide ou hierarquia de autoridade humana, investindo autoridade excessiva em homens que são chamados de lideres.

Não podemos perde o verdadeiro significado como seguidor de Cristo, que para muito ser cristão significa pouco mais que um nome que distingue a pessoa em relação a sua instituição, denominação especifica. Entretanto, seu significado original é nobre, do qual todo seguidor de Cristo deve orgulhar-se.

CONCLUSAO

Como cristão nem sempre vamos ganhar, temos que aprender a importância de cumprir o dever segundo a Palavra, aprender a ter a fé segunda a palavra, uma fé autêntica, consciente, sem magia, sem emoção humana. A fé acompanhada com o  emocionalismo e pelo sincretismo religioso não tem bases sólidas.
Temos que ter uma fé espiritual que é baseada na Palavra de Deus, procedida de obras que produz frutos de arrependimento, mas sabendo que na veredas da justiça, às vezes, vão significar dificuldades, para outras pessoas vitórias. Na verdade nas veredas perdemos, nas veredas ganhamos. Mas, continuamos confiando em Deus.
Lemos que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem, por ela os antigos alcançaram testemunho. Sabemos que no passado pessoas morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo abraçaram. Temos que ter cuidado em relação a fé, porque existe diferença entre a fé e o sentimento. Decisão tomada em cima de uma emoção, com certeza terá danos negativos, Temos que basear nossos sentimento no raciocínio, na inteligência, na palavra de Deus para não fracassarmos.
Não sejamos cristãos baseados só no Ter, como sinônimo de grande apego aos bens  materiais, e não se preocupa  com o Ser, que se pode definir como a  busca de virtudes. Dando  maior valor àquilo que o dinheiro pode comprar, e valorizando as pessoas pelo patrimônio material que elas têm e não pelas qualidades que possuem. O evangelho nos chama para uma influência recíproca com o próximo, através da comunhão do discipulado, do serviço e da confissão e uma fé genuína. Jesus é o filho do Eterno Deus, então quando não nos parecemos com ele em atitude, amor e tudo o que ele é, não somos seus discípulos. Não podemos perde o verdadeiro significado como seguidor de Cristo que disse que no mundo teríamos aflição, mas venceríamos, pois ele venceu.

Amados amigos, mesmo nessa vida perdendo ou ganhando tenhamos certeza que Deus habita em nós através do seu Espirito que é santo, e temos a certeza de que Jesus Cristo é nosso Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE