DIZIMO É DINHEIRO?




Dt 14.22-27 - Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.


Ninguém come dinheiro, aqui nessa passagem dizimo não é dinheiro e sim alimentos. E quando o caminho era longe para ir levar os grãos, animais deveriam ir ao lugar que escolhesse o Senhor Deus para ali pôr o seu nome, então vendiam esses animais e grãos, e com o dinheiro nas mãos, não levavam ao templo, mas iam ao lugar que escolhesse o Senhor  Deus. E com  aquele dinheiro comprava tudo o que desejava, que era vacas, ovelhas, vinho, e até bebida forte, e  tudo o que desejasse a alma. Bebida forte todos nos conhecemos que são vodka, tequila, bebidas alcoólicas. Na realidade o versículo diz isso mesmo.
O judeu que estava longe do templo ele poderia vender o dizimo que era grãos e animais, pegar o dinheiro e comprar bebidas e tudo que desejasse.


Pensamento lógico:

DIZIMO JUDAICO
DIZIMO CRISTÃO
Lei de Moises
Cristianismo veio por intermédio de Jesus
Templo de Jerusalém – Existia apenas um Templo para os Judeus
Jesus deixou apenas uma lei – Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. (de mandamento Jesus só deixou o amor)
Sacerdote
Jesus não foi a favor de templo, Jesus disse que o templo de Jerusalém seria destruído.
Sacrifício
Jesus não mandou seus discípulos construírem templos, nem instituírem sacerdotes.
Animais
Para ter sacerdotes é necessário templos.

Jesus não mandou os discípulos continuarem com Sacrifícios.

Se não existe sacrifício, logo não tem que dizimar animais.

Jesus foi contra dízimo?

Jesus não foi contra o dizimo, na realidade ele foi a favor, mas nessa época existia um templo em Jerusalém, logo existiam sacerdotes, sacrifício e animais. Então não existindo o Templo de Jerusalém, não existem sacerdotes, não existe sacrifícios, não existe dizimo de animais.

Então porque as igrejas evangélicas pedem dinheiro?

Jesus não mandou ninguém construir templos, cristianismo é uma coisa judaísmo é outra, a lei de Moises é para os judeus não para cristão. Se um cristão quer praticar a lei de Moises ele tem que se prosélito (Pessoa que renuncia suas crenças), tem que circuncidar e praticar todas as leis da tanar. Cristão é Cristão, Judeu é Judeu. Se você como cristão vive na lei de Moises você esta vivendo judaísmo e não cristianismo, então aprenda a separa uma coisa da outra.
Hoje muitos não sabe separar a Bíblia Velho e Novo testamento. O Velho testamento foi escrito para judeu e não para gentil.

Jesus morreu e antes dele acender aos céus ele mandou seus discípulos ir a todo mundo pregar o evangelho (Mc 16.15).

Jesus não mandou construir templos, colocar pessoas dentro e pedir dizimo, ele não mandou acomodar pessoas em templos vazios feitos por mão de homens e colocar nesses tempos pastores para exigir dinheiro do povo e ficarem ricos com carrões e super salários.

Que cristianismo é esse que estamos vivendo, cheio de dogmas e religiosidade?

Igreja não é templo - No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica. Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos:

1.    ek que significa para fora ;
2.    klesia que significa chamados.

As edificações de hoje não seguem um padrão do Salvador, os mega templo de hoje só enriquece seus donos, só eles andam de carrões e possuem  mansões e os que não contribuem com os dízimos não podem participar das atividade dessas edificações porque estão em pecado segundo eles, e qualquer necessidade que os membros passam eles perguntam logo se a pessoa é dizimista, isto e´ ant bíblico. Esse sistema é do homem, é podre e fora dos padrões do salvador. A oferta é voluntária, mas ninguém é obrigado a oferta, pois na bíblia não existe regras para isso. Esses templos arrecadam milhões de reais e nada é feito pelas suas comunidades, pelas pessoas carentes.

As igrejas no Brasil pedem dizimo e vivem disso, usam texto isolados da Bíblia para da ênfase aos seus caprichos principalmente  Ml 3.10, por isso que existe tanto roubo no meio. As pessoas não são abençoadas porque dão dizimo e sim porque trabalham. Se você não trabalhar a sua igreja não vai te sustentar, pagar suas contas, faculdade,...o máximo que eles podem te dar é uma sesta básica. Isso não é cristianismo, Jesus não ensinou isso.

II Parte

Ml 3.8-10 - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Deus esta falando isso para Israel e não para nos.

Ml 4.4 - Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.

A lei de Moises é para toda Israel estatuto e ordenanças e uma dessas ordenanças é o dizimo. Em Malaquias 3.8-10, Deus está falando com os israelitas que não estavam pagando o dizimo, porque era uma lei os israelitas pagarem o dizimo a tribo de Levi, eles estavam roubando esses dízimos que deveriam entregar no templo.

Então quem são os que pagam o dizimo?

Mt 23.23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Jesus aqui nesse versículo não está pedindo o dizimo, ele não está dando um mandamento, ele esta repreendendo os fariseus e escribas que estavam dando o dizimo da hortelã, do endro e do cominho e negligenciando aspectos mais importante na lei que era a justiça a misericórdia e a fé, estavam sendo negligentes nesse aspecto.

Esse versículo não pode ser usando, nem da base para as denominações sustentar o vicio caprichoso dos pastores de pedir dinheiro. Dizimo é parte da lei de Moises destinados aos israelitas. Nos nessa era não estamos na lei de Moises.

At 13.39 - E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

Não podemos ser justificados pelas praticas da lei de Moises, Jesus já morreu por nós, o que nos justifica é crê verdadeiramente em Cristo.

Hb 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Existe uma mudança na lei, o sacerdócio foi mudado.

Hb 7.5 -  E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

Dentre os filhos de levi tem ordem segundo a lei de tomar dizimo do povo, de seus irmãos. Pastor não é sacerdote levita, eles não são sacerdotes da casa de Levi. Cristão não é sacerdote levita porque Cristo não é sacerdote levita.

Hb 7.15 - Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.

Existe doze tribos em Israel e uma dessas tribos é a tribo de Judá de onde veio o senhor Jesus Cristo. Cristão não serve o sacerdócio levita, o nosso salvador veio da tribo de Judá, não há sacerdote nessa tribo. Para pastores coletarem dizimo do povo eles precisam ser da tribo de Levi e rejeitar o titulo de cristão.

Se não pagar o dízimo o espírito devorador atua na vida financeira ?

Isso não é aplicável em nossos tempos, vamos ver o que se aplica a nós hoje:

II Cor 9.7 -10 -  Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

A promessa de Deus para nós é essa para aquele que da com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em nós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.

A promessa é a graça, a graça é:

I Cor 1.4-5 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento,
Essa promessa não se fala em dinheiro, antes a promessa era material no AT, quando se fala do devorador. Hoje a promessa esta em Cristo Jesus, conhecimento da palavra e enriquecimento em Cristo.

Exemplo e Lazaro, ele morreu pobre, existe cristão que vão morre pobre, Cristo morreu pobre, existe cristão que não tem nada na vida.

I Cor 11.22 - Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

Vemos aqui que existia cristão em corintos que nada tinham. A promessa atual não é riquezas. O cristão vai ser enriquecido em toda palavra e conhecimento e não em riquezas materiais.

Conclusão


A promessa do nosso Salvador e a graça de Deus sobre nós, conhecimento da palavra e enriquecimento nela. Dizimo não é dinheiro.  Dizimo é para Judeu e não para cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE