A DOUTRINA DO INFERNO

 

Introdução

 A doutrina de um inferno que queima eternamente e seus bichos não morre tem causado muita dor em muitas pessoas. Pessoas que passaram a suas vidas todas ouvindo palavra do medo pregadas por denominações que distorcem a palavra do criador.
A posição bíblica (que é bem equilibrada) sobre o castigo dos maus, de maneira que qualquer mente racional/espiritual possa crer naquilo que realmente é a Verdade.
A justiça eterna de Deus não exige uma eternidade de sofrimento, como afirmam alguns teólogos preocupados mais em filosofar do que aprender a Bíblia.
Imagine seu corpo sendo queimado durante toda eternidade sem um minuto de descanso! A maioria dos cristãos acredita que Deus vai prolongar essa agonia por toda eternidade e mesmo que alguém peça pra que deixe morrer Deus não permitira que o tormento sesse um instante. Isso seria um sofrimento atroz sem fim.

·         Tudo isso por quê?
·         Por recusar a Deus, por comportasse mal...?


Essa doutrina perverte o caráter de Deus criador e torna-o um ser detestável, gera obediência manipulada pelo medo. Esse castigo não tem propósito redentor e sua finalidade é causa dor. Isso não resolve o problema do mal e sim o faz eterno.
Será que um Deus de amor mandaria seus filhos passarem a eternidade em um lugar de tormento sendo que todas as pessoas vive nessa terra apenas noventa anos...(+-)?

·         Seria justa essa sentença?
·         Você não acha que tem algo errado?
·         Algo não encaixa em tudo isso.
·         Porque essa doutrina do medo faz parte das igrejas cristã?
·         Estaria mesmo esse inferno de fogo nas escrituras?

O conceito de inferno

A palavra inferno não aparece na Bíblia e tradução é termologia dos judeus que não tem nada haver com fogo.

A palavra “inferno” que aparece na Bíblia não existe no original grego ou hebraico (e aramaico) – línguas originais. Esse termo é “latim” (significa “lugar inferior”) e, sendo que a Bíblia não foi escrita originalmente em latim, não deveria ter sido adicionada por alguns tradutores (em outras versões não existe a palavra “inferno”, mas, se preserva as originais: hades, tártaros, sheol, Geena).

Os mortos voltarão a ter consciência somente quando Jesus voltar (Lucas 14:14), transformá-los e ressuscitá-los (1 Coríntios 15:51-55). Por isso, não estão desfrutando de alguma recompensa (Salmo 115:17) ou punição (2 Pedro 2:4 afirma que até mesmo os demônios estão reservados para um juízo futuro).

Ideia de inferno

A doutrina de um “inferno eterno” veio “sob encomenda” da igreja medieval, que usava a pressão psicológica para conseguir indulgências, obediência e apoio para a inquisição (matar os “hereges”). Antes, os gregos dividiam o “hades” em duas partes:
·         Uma onde ficavam as “almas” dos bons;
·         Outra em que ficavam as “almas” dos maus. Perceba que a origem do ensino é pagã e medieval.

Jesus Cristo usa em Marcos 9:43-48 o termo “inferno”, no original é “Geena” e se refere não a um inferno existente, mas, ao lago de fogo que existirá (Apocalipse 20).
Versículo que é usado para da base a um tormento e fogo eterno está em Apocalipse.

Ap 14.10-11 - Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. (ACRF)


O velho Testamento usa a palavra inferno trinta e uma vezes (31), traduzida da palavra hebraica Sheol (significa lugar ou condição dos mortos, habitação dos mortos). Esse não é entendido como local de punição e sim de todos que morreram ou foram destruídos.

Gn 37.35 - levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai. (ACRF)

O conceito de inferno começou a ser usado depois que o Novo Testamento foi traduzido para o grego.
Mt 5.29,30 - Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (ACRF)

A palavra inferno é traduzida dez vezes no grego.

1.    Hades – corresponde a Sheol - significa lugar ou condição dos mortos.
Onze vezes a palavra inferno vem de Sheenna.

2.    Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale do Filho de Hinom") é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. – Jesus usou essa palavra lugar fora de Jerusalém que queimava constantemente. Ali jogava lixo e animais mortos e o fogo não os consumia e os vermes se alimentava do resto isso era tão impactante que Jesus usou para simplificar a destruição final, tanto que o povo de sua época entendeu, ate que alguém resolveu traduzi-lo como inferno.

3.    A parábola do rico e Lazaro – Jesus usou uma lenda egípcia conhecida (A estória de Barmanha). Essa passagem não é literal, não podemos nos basear em doutrina de uma parábola.
4.    O fogo que nunca se apaga – fogo eterno tipo de fogo divino, implica no reino de Deus e não tem nada haver com sua duração.

Exemplo:
Juda 7 - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo eterno, mas não continuam queimando.

Jer 17.27 - Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.

Aqui diz que Jerusalém seria consumida pelo fogo que nunca se apagará e assim foi, mas se apagou. Esse fogo se apagou porque exatamente esse fogo era eterno divino. Um fogo eterno não quer dizer que queimara pela eternidade, essa é a chave.
5.    Os que recusam a salvação receberam no final o castigo do fogo eterno.

Sl 21.10 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam. Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá. Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.
Sl 37.9,10,20,35-36 - Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

Jo 20. 4-9 - Porventura não sabes tu que desde a antiguidade, desde que o homem foi posto sobre a terra,
O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas momentânea? Ainda que a sua altivez suba até ao céu, e a sua cabeça chegue até às nuvens. Contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam dirão: Onde está?
20:26-29 - Como um sonho voará, e não será achado, e será afugentado como uma visão da noite. O olho, que já o viu, jamais o verá, nem o seu lugar o verá mais. Toda a escuridão se ocultará nos seus esconderijos; um fogo não assoprado o consumirá, irá mal com o que ficar na sua tenda. Os céus manifestarão a sua iniqüidade; e a terra se levantará contra ele. As riquezas de sua casa serão transportadas; no dia da sua ira todas se derramarão. Esta, da parte de Deus, é a porção do homem ímpio; esta é a herança que Deus lhe decretou.

Salmo 21 os ímpios serão consumidos, Salmo 37 não existira mais, Jó 20 eles pereceram para sempre, Isaias 01 serão destruídos.

As Escrituras ensinam que todos que rejeitarem a salvação e se apegam ao pecado serão punidos, queimados no entanto isso deve ser compreendido do que as escrituras diz sobre a punição dos ímpios. As evidencias das escrituras revela que a morte eterna, não é a vida eterna em tormento em um inferno.
Rm 6.23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (ACRF)

Inferno se referia nas escrituras como punição recebida para os ímpios que termina na sua destruição.
Mal 4.1-3 - Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos. (ACRF)

Os ímpios receberam recompensa pelo seus pecados e serão queimados. Entenda, quando algo é consumido não resta nada mais para queimar.

Ez 18.4 - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

A sentença da morte eterna será a punição final do ímpio que rejeitou ao Eterno.

Sl 37.9,10,20,35-36 - Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.
Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

Is 47.14 - Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele.

Conclusao

O Senhor permitirá que os maus sejam castigados e depois destruídos definitivamente.
As Escrituras não ensinam que há um inferno de fogo, mas sim que haverá. O lago de fogo que se chama a segunda morte será o fim de toda historia do mal, já não haverá mais pranto, nem dor em nenhum lugar do universo.
Essa é a verdade que prevalece, a verdade sobre o inferno



Comentários

  1. Deus Abençoe sua vida hoje e sempre Amém.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ensinamento, nunca acreditei num ensino de "inferno" a Justiça do Deus Altíssimo é verdadeira e suas decisões judicias justas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE