IGREJA


A palavra Igreja deriva do latim ECCLESIA, que por sua vez, é uma transliteração (para o latim) da palavra grega EKKLESIA.

EKKLESIA é uma palavra composta da preposição EK + o verbo KALEO

  EK        = “saída, emissão para fora, separação de”

  KALEO  = “chamar, convocar em alta voz”

EKKLESIA
EM SEU CONTEXTO INICIAL

Temos a tendência a imaginar que somente após Jesus dizer para Pedro sobre a edificação da Igreja é que veio a existir esta palavra EKKLESIA.
A palavra era usada antes mesmo de Jesus e não dava a idéia de que as pessoas deveriam sair para fora da cidade.
A idéia era a de pessoas chamadas para fora de suas casas (sua comodidade) para assumirem a postura de cidadãos na cidade.

A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO 

Em 3 citações ela aparece no SENTIDO SECULAR de multidão. 

Atos 19:32, 39 e 41 - Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque      a assembléia (ekklesia) caíra em confusão; e na sua maior parte não sabiam por que motivo estavam reunidos. Mas se alguma outra coisa pleiteais, será decidida em         assembléia (ekklesia) regular. E, tendo dito isto, dissolveu a assembléia (ekklesia). 

Nos evangelhos a palavra aparece somente 3 vezes. 

Mateus 16:18 - Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (ekklesia), e as portas do   inferno não prevalecerão contra ela.

Mateus 18:17 - E, se ele não os atender, dize-o à igreja (ekklesia); e, se recusar ouvir também a igreja (ekklesia), considera-o como gentio e publicano.

Em ambos os texto o sentido da palavra é: edificarei o meu ajuntamento de pessoas, a minha assembléia de assuntos. Em duas vezes a palavra aparece referindo-se a Israel, traduzida por “congregação”.
           
Atos 7:38 - É este Moisés quem esteve na congregação (ekklesia) no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.

Hebreus 2:12 - A meus irmãos declarei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação (ekklesia)

Oitenta e cinco vezes no Novo Testamento (74% do total) a palavra refere-se a Igreja como uma comunidade local. Outras vinte e uma vezes a palavra tem um significado apenas conceitual, podendo referir-se a qualquer Igreja ou Comunidade local em particular. 


METÁFORAS QUE TRAZEM REFERENCIA À EKKLESIA (Igreja)

Pelo menos 9 significativas metáforas são usadas para caracterizar a Igreja no Novo Testamento.

1. CORPO DE CRISTO  =   somatos tou Kristou  

Efésios 4:12 e 15: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a  edificação do corpo de Cristo” “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”

A ekklesia é o corpo e Cristo é a cabeça.

O CABEÇA    =  Kefalé não significa apenas cabeça física mas também “cérebro”, “comando”, a autoridade  suprema de um corpo jurídico, ou ainda “pensamento”.


A ekklesia é o corpo e Cristo é a cabeça - Esta expressão abrange a idéia de que é através do corpo que se realiza os atos determinados pelo cérebro e é através do cérebro que se dá a unidade do corpo, havendo, portanto, uma associação completa entre a cabeça e os membros. Os membros do corpo se comunicam através do cérebro.

É para a Igreja - somatic (corpo) - que compete realizar na terra os propósitos de Cristo - Kigali (cabeça) e somente através da cabeça (Cristo), é que se torna possível a unidade do corpo (a igreja)

2. POVO PECULIAR   =   eauto laon periousion - 

Tito 2:14“- o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu (eauto          laon periousion), zeloso de boas obras.”

Este é um conceito tirado do Velho Testamento (Deuteronômio 14:2   -  Salmo 100:3 Israel era o quahal (povo) de JHVH - Após Jesus a ekklesia se tornou o quahal de JHVH (Deus)

3. REBANHO DE DEUS    =    poimnion tou Theou -

I Pedro 5:2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”.

Repete-se o conceito do Velho Testamento, de Deus como o Pastor de Israel (Ezequiel 34:31). Deus compra cada ovelha pagando o mais elevado preço que poderia pagar para tê-la para si no seu rebanho peculiar (I Pedro 1:19)

4. CASA (edifício) =  oikodome ( santuário,   habitação de Deus através do seu Espírito) 

I Coríntios 6:19Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário (oikodome) do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

4. CASA (edifício) =  oikodome  - 

Efésios 2:21-22 -no qual todo o edifício(oikodome), bem      ajustado, cresce (sunarmologumene) para            santuário (oikodome) dedicado ao Senhor, no            qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação (oikodome) de Deus em Espírito.”

Paulo está dizendo de forma literal que o edifício inteiro cresce continuamente e conjuntamente para (ser) templo santo.

4. CASA (edifício) =  oikodome - Sunarmologumene está na voz passiva dizendo que não é a Igreja que se edifica, que se constrói a si mesma, mas ela é edificada. Sun = simultaneidade do crescimento. A raiz dessa palavra significa ajustar, encaixar com precisão cada peça em seu lugar.

5. COLUNA (Pilar) e FIRMEZA ( Baluarte, firmamentum –Latim) DA VERDADE   =   stilos kai edraioma tes aletheias

I Timóteo 3:15: para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus         vivo, coluna e baluarte da verdade (stilos kai edraiomates aletheias)”

A igreja não é a verdade, mas o sustentáculo da verdade.

5. COLUNA e FIRMEZA DA VERDADE - Não se trata da verdade filosófica, histórica ou religiosa, mas literalmente da verdade em Jesus (aletheia en to Iesu). (Efésios 4:21)

A igreja é a base de sustentação da Verdade Cristo no mundo.

O que significa a VERDADE-EM-JESUS?

Seja o que for. Até onde for, a Igreja, no entender de Paulo, é a coluna, o pilar, o baluarte da eterna verdade de Deus que se revela, que se corporifica em Jesus.     (I João 1:1-2)

6. LAMPADÁRIOS, CASTIÇAIS   =   luxniai - 

Apocalipse 1:20:Quanto ao ministério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros (luxniai) de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros (luxniai) são as sete igrejas.” 

A igreja não é a luz, mas o castiçal, a lâmpada na qual brilha a luz que é Cristo.

7. FAMÍLIA DA FÉ   =   oikeious tou pisteos - 

Gálatas 6:10: Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principlamente aos da família da fé (oikeious)”


Devido o genitivo em pisteos (da fé), não designa apenas a célular familiar, mas os seus componentes individuais unidos em um só corpo pela fé, em perfeita identidade espiritual. 


Para você meditar: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE