O HOMEM O HOMEM SEGUNDO A BÍBLIA

O que significa a palavra homem? Há diferença entre homem e pessoa? Deve-se preferir o termo ser humano ao termo homem? O que a antropologia cristã tem a dizer acerca do ser humano? Qual a missão do homem inteligente sobre a terra? Com estas perguntas, introduzimos o tema em questão.

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Do livro Gênesis, do Antigo Testamento, extraímos: 1) "E formou o Senhor Deus o homem do barro da terra, e inspirou no seu rosto o sopro da vida; e o homem tornou-se alma vivente"; 2) "Deus criou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança". O princípio da antropologia cristã fundamenta-se nessas duas sentenças. O que isso quer dizer? Que todos nós fomos formados de matéria e de Espírito, que todos nós devemos refletir a imagem de Deus, fazer a Sua vontade e seguir as Suas Leis. Por isso, o homem não é homem senão superando-se a si mesmo e conduzindo-se Àquele que o criou. Segue-se que o homem é uma unidade, que não se destruirá, porque há nele a semente divina.

O SER HUMANO

 “É impossível penetrar na alma humana sem levar em conta que o que se encontra lá, no fim de tudo, é Deus.” Soren Kierkegaard. “A religião tem sido uma das constantes preocupações da humanidade desde os seus primórdios. Em quase todas as culturas que hoje conhecemos, o fenômeno religioso presente em menor ou maior escala''  (Merval Rosa, 1992, p.41).
“Vida em Deus, vivida no reconhecimento de Deus, em comunhão com Deus e sob o controle do Espírito de Deus que habita no homem”
(STRONG, 2003, p.107), O homem é um ser religioso e tem capacidade de relação viva com Deus.   A religião no homem manifesta-se no seu poder de pensar, sentir e querer.  Neste sentido, é essencialmente uma função do coração, reforçada pela vontade e iluminado pelo raciocínio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE