VAMOS ENTENDER O QUE AS SAGRADAS ESCRITURAS DIZ SOBRE DIZIMO E OFERTA




Mal 3. 8-12 – Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9 - Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10- Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. 11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.



Vemos nessa passagem do Velho Testamento que devemos levar o dizimo a casa do Tesouro que é o Templo, então Deus repreenderia o devorador. Sempre ouvimos nas igrejas essa palavra dessa passagem Bíblica.  Milhares de lideres de igrejas tem enriquecido com essa pratica coletando dizimo do seus fieis.
Esse mandamento não é para nossa nação. Se esse mandamento fosse destinado ao povo Brasileiro, ao Brasil não seriamos uma nação pobre. Tem muitas pessoas no Brasil que vivem em situação de miséria, principalmente crentes, porque esse mandamento diz que: vos abrirei as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

Vemos que não é o povo que fica rico e abençoados e sim os coletores de dízimos que enriquecem e o povo permanece sempre pobre. Isso acontece porque esse não é um mandamento para o Brasil e sim um mandamento para o povo de Israel.
Mal 3.9, fala de maldição para nação. “Essa nação toda”, não ta falando para todas as nações, mas especificamente para uma nação que é Israel. Mal 4.4 prova isso, que fala da lei de Moises que foi para toda nação de Israel e não para todos os povos do mundo. O Senhor Jesus deu um ponto final a essa lei.

Rm 10.4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Muitas denominações pregam que devemos dá o dizimo e as ofertas porque está no Velho e no Novo Testamento. Além disso, pregam que devemos fazer sacrifício para alcançar algo de Deus, como se Deus estivesse em divida conosco.

Vamos entender o que as Sagradas escrituras querem dizer a esse respeito:

O livro de Malaquias lendo 3 de  8 a 10 – Deus falou essas palavras para o povo Israel. Vamos entender melhor lendo Mal. 4.4.

Mal 4.4 - Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e ordenanças.

Uma dessas ordenanças é o pagamento do dizimo. Em Malaquias 3 de 8 a 10 onde lemos, Deus fala todas essas coisas para os Israelitas que não estavam pagando o dizimo, porque é uma lei aos Israelitas pagarem o dizimo a tribo de Levi, pois tinham muitos em Israel que não estavam cumprindo suas  obrigações de pagarem o dizimo. Por isso que Deus disse a eles: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro”. Esses ladrões são o povo Israelitas que não estavam levando o dizimo a casa do tesouro aos levitas.

Então quem são os que pagam o dizimo?

Mateus 23:23  (AA) 23  Ai de vos, escribas e fariseus, hipócritas! porqué dais o dízimo da hortelã, faça Endro e faça cominho, e tendes omitido o Que ha de Mais Importante na lei, um sabre, uma Justiça, uma Misericórdia e a Fé; estás Coisas, porém, devíeis Fazer, sem omitir aquelas.

Nesse versículo o Senhor Jesus (Yehoshua  HaMashiach) não está pedindo dizimo, não é um mandamento, ele está repreendendo aos fariseus, escribas hipócritas que estavam dando o dizimo da hortelã, Endro do cominho, mas estavam negligenciando aspecto mais importante na lei que é a justiça, misericórdia e a fé, eles estão sendo  negligente neste aspecto.
Então não podemos usar esse versículo para sustentar a petição de dizimo nas igrejas que enriquecer muitos pastores em seus caprichos, distorcendo a palavra. Esse versículo não da base para petição de dizimo. Dar o dizimo faz parte da lei de Moises, destinados ao Israelitas.

Será que na nossa era, estamos nos na lei de Moises?

Atos 13.39 - E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

Na era de Jesus Cristo (Yehoshua  HaMashiach), não podemos ser justificado pela lei de Moises, o que nos justifica é crê verdadeiramente em Cristo. Não podemos ser justificado na lei de Moises no tempo de Cristo.

Vemos que algumas coisas da lei não são cumpridas pelos lideres de igrejas. Exemplo é comer carne de porco, e se você pergunta por que comem, vão dizer que só é proibido para o povo de Israel.

Então em relação ao dizimo. Porque coletam dizimo? Porque o dizimo também é lei para os israelitas, então porque coletam o dizimo? Vemos que tudo é por causa de um retorno financeiro, lucrativo dentro da lei de Moises para manter uma vida de luxo.

Abra seu olho para os Pastores negociantes, ministros do dinheiro.

II Pd 2.3 - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Você é um negocio lucrativo meu amado para seu líder, igreja empresarial, caminho fácil para ganhar dinheiro com palavras lisonjeiras que agraciam seus ouvidos.

Hb 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Vemos aqui no livro dos hebreus que quando o Senhor Jesus veio o sacerdócio mudou. Cristo é o sumo- sacerdote doravante, com essa mudança ocorreu também mudança na lei.

Vamos entender esse sacerdócio que foi mudado, lemos:

Hb 7.5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

Vemos que é dentre os filhos de Levi que receberão o sacerdócio e têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmão israelitas.
Porque:
Nm. 18.21 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. 22- E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. 23 - Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, 24 - Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
25- E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 26- Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos.

Aqui vemos não consistia apenas em coletar os dízimos de Israel. Os levitas e os sacerdotes, além de coletas os dízimos eles tinham que separa o dizimo dos dízimos para oferta ao Senhor.

Não temos hoje aqui no Brasil Pastores que são sacerdotes e levitas. Como que eles vão provar para nós que são sacerdotes e levitas da casa de Levi? Não há amados. Você entrega seu dizimo que a décima parte e o que eles fazem da parte que é o dizimo dos dízimos?

Entenda que a lei do dizimo mudou quando nosso Senhor Jesus veio a terra. Alegando ser cristão não tem como provar que são sacerdotes e levitas, porque Cristo Jesus (Yehoshua  HaMashiach) que nosso líder não é sacerdote levita.

Hb 7.14 - Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.

São 12 as tribos de Israel, uma dessas tribos é a tribo de Judá de onde veio o nosso Senhor Jesus Cristo(Yehoshua  HaMashiach), ele não veio da tribo de Levi. Se seguimos a Cristo não somos do sacerdócio levita, porque Cristo veio da tribo de Judá e não da tribo de Levi, tribo a qual Moises nada falou a respeito de sacerdotes ou seja, não há sacerdotes na tribo de Judá.
Para qualquer cristão querer provar que é sacerdote levita, principalmente pastores e lideres para coleta dizimo, então terá que rejeitar o titulo de cristão.

Abras seus olhos amado amigo, pois com advento na era cristã a mudança na lei foi evidente conforme Hb 7.12. De uma quantia de um valor previamente estabelecido pela lei pelo um valor que propõe o seu coração.

II Cort 9.7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Portanto não existe mais dizimo. A lei de Cristo é a lei final para a humanidade


ATOS 17:24-26:
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;


Por Marlon Fernandes
Baseado no Video: Irmao Eli Soreano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE