A igreja que eu quero ser


Eu quero ser uma igreja diferente.
Um texto base:
Amós 5.21-27 - Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. 22.E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. 23.Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. 24.Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. 25.Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? 26.Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos. 27.Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos.
  • Amós é o autor do livro que leva o seu nome. Ele era um pastor de Tecoa, um vilarejo que beirava os desertos de Judá, a uns 10 km ao sul de Belém, no reino sulino de Judá.
  • As palavras de Amós foram anunciadas nos dias de Jeroboão II, que reinou em Israel entre 793 e 753. (LASOR; HUBBARD; BUSH. 1999)
  • Amós começa a profetizar o juízo de Deus contra Israel, e em algumas declarações, como o texto sob análise, parece que Amós menospreza as práticas religiosas de Israel. A verdade é que o profeta não profetiza contra o princípio do sacrifício ou contra o santuário. Sua crítica era contra os pecados específicos no reino do norte. O povo de Israel tinha violado a santidade da casa de Deus. O ritual deles agora é vão porque está em conflito com a cobiça e a desumanidade do povo. Com certeza, a crítica de Amós são reações contra rituais sem sentido, longe da verdadeira presença do Senhor.
  • O tema da mensagem de Amós era que Israel havia rejeitado o Deus verdadeiro. A verdadeira adoração, o verdadeiro culto a Deus, havia sido trocado por um ritualismo vazio.O papel de Amós era o de estimular o povo a deixar as práticas pecaminosas e reconhecer o Deus verdadeiro, e restaurar a prática da justiça e a retidão em seus relacionamentos. (YOUNGBLOOD, 2004, p.57-61).
  • Amós proclama o que lemos no capítulo 5, versículos 21 a 27. Temos diante de nós uma profecia que diz que a adoração ritual é rejeitada e não oferece esperança, e que esta falsa adoração de Israel trará o exílio e não a esperança.
  • Dos versos 21 a 23 , Deus rejeita as festas do povo, seus sacrifícios e o seu louvor. O povo acreditava que suas festas, sacrifícios e cânticos seriam aceitos por Deus, mas em termos ásperos, Deus anuncia: “Aborreço, desprezo… não tenho nenhum prazer”. O fato de que Deus irá esconder seus olhos e não dará atenção aos seus sacrifícios mostra quão inútil era o culto do povo. Não tinha valor algum. Era uma transgressão a Deus. Deus promete que nem mesmo suas músicas Ele ouvirá.
  • Já no verso 24, Deus mostra o que Ele aceita: a justiça. Deus mostra o que é a verdadeira adoração aceitável em sua presença.  
  • O povo deveria deixar o ritual de lado, e passar a busca a justiça e retidão. Como em Israel e também na igreja a justiça deve ocupar o lugar central na adoração do povo.
  • Se a minha vida não é justa e reta, de nada adianta todo o ritual e as cerimônias.
  • No versos (25-27), Amós mostra que a falsa adoração do povo trará exílio e não esperança. Diante de tudo isso, as palavras “vos desterrarei, para além de Damasco” (v.27) não deixam dúvidas de que o povo será exilado. Depois desta breve conclusão, Amós afirma a validade de sua profecia: “diz o SENHOR, cujo nome é Deus dos Exércitos”.
  • O ritual foi criado para simbolizar a realidade, mas pode facilmente tornar-se um disfarce para a atitude que está por trás da execução mecânica de um dever. Quando isto acontece, só se pode lamentar as expectativas enganosas criadas por falsas esperanças e declarar a verdade com honestidade. (SMITH, 2008, p.278).

A igreja que eu quero ser

  1. A igreja que eu quero ser, o culto não é uma cerimônia como uma forma exterior e regular de um culto: as cerimônias do batismo, da ceia, do dizimo e conjunto de atos formais, solenes, de caráter religioso ou profano, segundo regras estritas; ritos, solenidades ou conjunto de atos informais.
  2. A igreja que eu quero ser, o culto a Deus está dentro de cada um, os conhecimentos humanos estão infinitamente aquém da possibilidade de se imaginar como seja o Criador.
  3. A igreja que eu quero se, respeita os texto bíblicos com seu contexto e não usa texto como pretexto para alcançar objetivos errôneos com preceitos humanos.
  4. A igreja que eu quero ser, O culto não é da boca para fora. Por mais bela que seja a cerimônia, por mais empolgante que sejam as músicas de louvor, por mais sofisticado que seja o ritual, se não brotar de um coração que realmente deseja a presença do Deus verdadeiro, um coração que busca a glória de Deus acima de todas as coisas, nada disso tem sentido para Deus. Deus não sente prazer quando o povo se reúne em nome Dele, mas com o coração distante e frio, ou com motivações erradas.
  5. A igreja que eu quero ser, não se prende a placa denominacional, ela adora ao Pai em espirito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". João 4:23-24,
  6. A igreja que eu quero ser, cultua em todo tempo porque cultua com a vida, vivendo e não cultuando com ritualismo vazio cheio de regras a ser seguidos.
  7. A igreja que eu quero ser, é feita por mim e por você. Ela não suporta mais encontros religiosos cheio de congressos e convenções vazios, ela não se interessa por projetos religiosos com lemas e alvos presunçosos, com suas estratégias enojadas para levantar fundos, das suas táticas de relações públicas e criação da própria imagem para que sua placa seja vista pela sociedade como a melhor.
  8. A igreja que eu quero ser, não suporta mais sua barulhenta música de culto ao ego humano e não adora ao criador, onde o Ser é mais importante do que o Ter.
  9. A igreja que eu quero ser, faz justiça, é integra, ajuda os necessitados. Como eu posso prestar culto a Deus, e negar ajuda ao ser humano?
  10. A igreja que eu quero ser, sou eu e você não paredes de barros. A igreja precisa ser mais hospital, e menos tribunal. A igreja não é uma empresa que tem funcionários para bater metas.
  11. A igreja que eu quero ser, as pessoas que creem e vivem o Evangelho são chamadas “Igreja”, e isso não depende de cor, de etnia, de gênero ou de classe social. Igreja é composta por todos aqueles que são discípulos de Jesus, como eu e você e não tem uma forma.
  12. A igreja que eu quero ser, é feita de gente, e gente imperfeita. Uma das trágicas ironias da vida pós-moderna é que muitas pessoas se isolam umas das outras por causa de sentimentos que têm em comum, como o medo de fracassar e a sensação de não serem boas o bastante. Todos nos somos imperfeito. Mas é essa imperfeição que dá o devido sabor a vida por cada um ser diferente.
  13. A igreja que eu quero ser ,  não valoriza títulos e sim pessoas, não causa ansiedade na vida das pessoas, também não tira a simplicidade do culto a Deus. Nós somos templo do Espírito Santo e Ele habita em nós (I Coríntios 6:19), Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 7:48-50), Casa é onde alguém mora. No caso, “Casa de Deus” é o local em que Deus habita.
  14. A igreja que eu quero ser , não busca em primeiro lugar a infraestrutura, porque é impressionante mas muitas pessoas acham que as coisas mais importantes em uma igreja são ar-condicionados, estacionamentos, iluminação, berçário, bancos estofados… sei que essas coisas são gostosas e todo mundo quer, mas não é o tipo de coisa que devemos procurar em uma igreja. Pessoas que procuram esse tipo de coisa sempre estarão descontentes, pois o ser humano é insaciável na busca pelo conforto. Sem contar, é claro, que essa busca mostra, dentre outras coisas, o desejo de ficar dentro da igreja enraizando e não sair ao mundo para levar a Palavra.
  15. A igreja que eu quero ser, não é mais uma opção de entretenimento, a igreja não é uma indústria produtora de divertimento, eventos e passatempos, ela é feita de gente que erra, gente que falha, gente que tropeça, reconhece pede perdão e perdoa, é feita de gente que ama e que ama ser amado, gente que sorri, mas que também chora, gente que sofre com as mazelas do mundo.
  16. A igreja que eu quero ser, é uma igreja que se importa com a fome, com o sofrimento, sente a fome do faminto, sente a sede do sedento, sente o frio do desabrigado, sente a dor do doente.
  17. A igreja que eu quero ser, mostra o caminho da salvação, mas não tem os direitos da via nem cobra o pedágio da ponte. Eu opto então por buscar a "Igreja" onde o teto é o céu e onde não há paredes ao invés de ficar sentados no banco da instituição cantando musiquinhas será mais certo alimentar os famintos e curar os enfermos ao invés de pagar os outros para fazer isso em nosso lugar e não fazem, apenas ostentam seus templos com pedras e luxo para conforto pessoal.
  18. A igreja que eu quero ser, ilumina a estrada como um farol, para que todos possam passar pela ponte, e a ponte é Jesus. Ela está em mim e está em você. A base dessa igreja é o amor, o amor não fingido. Onde as pessoas realmente se importam umas com as outras. Nessa igreja Deus manda olhar para o lado, e manda ver o teu irmão. Nessa igreja pouco importa a duração do culto, pois o culto dura o tempo todo. Importa mesmo é que você seja essa igreja.
  19. A igreja que eu quero ser, Você não precisa de roupa certa para vir 
Não importa o que você tem pintado na sua pele, nem mesmo importa a cor de sua pele.
Nessa igreja todos somos igreja.
Também não há cargos ou obrigações nessa igreja, você não é obrigado a nada.


Eu quero ser essa igreja, e te convido a tentar...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE