A RELIGIAO OU O AMOR?

II Jo 1.1-11 -  Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio (vindo) em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

Introdução
·         Quero fazer você refletir sobre quem você é diante da religião que você segue.
·         Quando lemos esse texto, devemos seguir a risca ou não?
·         Quando lemos esse versículo não podemos esquecer a cultura daquela época, cultura social como religiosa.
·         Quando esse texto foi escrito existia alguns seguimentos religiosos, filosófico, agnosticista e varias outras ramificações religiosas.
·         Por isso temos que ter muito selo quando pegamos esse texto para aplicar nos dias de hoje.
·         Este tal é o enganador e o anticristo. Como podemos saber hoje dentro da nossa cultura que uma pessoa é anticristo?
·         O anticristo não seria alguém que seja contra Cristo, mais em qual sentido essa pessoa seria contra Cristo?

·         Essa pessoas seria contra a pessoa de Cristo ou contra o seus ensinamentos?
Então:
1.    Como vamos analisar os ensinamentos de Cristo dentro dos quatros evangelhos sinópticos.
2.    È importante analisar e saber o que Jesus O Cristo disse e o que ele não disse dentro do texto citados.
·         Esse texto está conectado com o texto antecedente, então vamos analisar o contexto para termo um bom raciocínio:
Jo 1.6 - E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.

·         Dando a razão pela qual nesse versículo que devemos andar no mandamento de amar uns aos outros.
·         Os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Quando falamos em carne usamos duas palavra gregas:

1.    Soma - do grego somátikos designa ao corpo físico. Neste caso tanto faz o corpo vivo ou morto,
2.     Sartes – questão meta física, a natureza humana, caráter etc..
I Jo 4.2 - Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
Todo espirito ou todo ser-humano? (figura de linguagem) porque estamos falando de matéria não de espirito.
Toda esperança de cada pessoa, de todas as religiões do planeta é não provar a morte, pois a morte assusta e é algo terrível para os vivos.
Contexto de João
Existia duas ramificações na época segmentação religiosas:
1.    Gnosticismo – diz que a confissão que Jesus veio em carne é um protesto do escritor contra a doutrina gnóstica da impossibilidade de qualquer união real e completa entre a semente espiritual e o que é carne.
Jo 1.14- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Os gnósticos não aceitavam que uma coisa pura poderia ter contato com a matéria. Por isso Joao escreveu esse versículo 1.14. Eles tinham Jesus como algo puro que não poderia ter contato com a matéria.
2.    Docetísmo – a ligação desta epístola com o Docentísmo tem sido reconhecida desde os tempos primitivos. Aqui também reconhecesse novamente a afirmação dos gnósticos que Jesus é apenas o homem com quem o Cristo desceu do céu e ficou unida por um tempo.
Cristo - A palavra Cristo é uma adaptação para o Português da palavra grega Chirstos, que significa Ungido. Cristo é sinônimo de Messias, pois a palavra MESSIAS é uma adaptação para o Português da palavra hebraica Mashiach, que significa Ungido.
No texto original do Tanakh (Bíblia Hebraica, ou Antigo Testamento), em hebraico, a palavra MASHIACH é usada para designar pessoas que foram ungidas para exercer alguma função.
2 João 1:9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Qual é a doutrina de Cristo?
E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. E agora, senhor, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele. 2 Jo1.5-6
O mandamento a doutrina de Cristo é o amor, que amemos uns aos outros. Porque Deus é amor, é o maior mandamento da Toráh, o decálogo é o amor. Tudo é referente ao amor
Por isso João disse que quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. (9). Não podemos interpretar esse versículo equivocadamente.
2 Jo 1.10 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
Qual a doutrina que Joao fala aqui? É de amar o próximo. Ninguém consegue viver com uma pessoa que não expressar o amor. Mas o cristão tem que amar do mesmo jeito.
·         Você está disposto a amar uma pessoa que não comunga a mesma fé que você?
·         Você está disposto a amar os homoxessuais?
·         As tribos e suas etnias?
·         As pessoas de outras religiões?
·         Você esta disposto a amar o ateu?
·         Ou você só está disposto a amar as pessoas da sua tribo que expressa à mesma fé que você. E que valor tem isso?
Esse versículo não fala da mesma fé e sim do amor ao próximo. Agora vou defende a minha religião ou o amor de Cristo pelas pessoas?
O texto passa a ser pseudo texto quando você faz uma afirmação errada sem analisar o contexto.  Quando menosprezamos as pessoas:
Por causa de roupa, costumes, cultura, religião, sexo, como cristão devemos amar a todos independente da sua crença.
·         Tem cristão que não participa de casamento de parentes se não for da mesma fé;
·         Não vão nas casas de pessoas por serem da umbanda;
·         Não conversa com determinadas pessoas por serem gays;
E por a e vai... Esse não é o cristianismo de Cristo e sim um cristianismo da religião.
A doutrina de Cristo
Mt 5.43-48 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Qual é a sua atitude quando a pessoa te persegue, é de amor ou insulto? Leia o sermão da montanha a qual Jesus falou.
Mt 7.12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
A minha pergunta é:
·         O que você quer que os homens façam por você?
·         O que nos queremos que os outros façam por nós?
·         Você recebe, mas você como cristão esta fazendo ao próximo?
·         Respeite a opinião das pessoas e os tratem com amor.
Mt 7.28 - E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Então qual era a doutrina de Jesus? O amor.
Porque Jesus morreu?
Mt 26.64-68 - Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte. Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
·         Jesus não aceitou a atitude deles, por isso ele era réu de morte? Nisso condenaram Jesus a morte.
·         Quero falar aqui a questão da intolerância religiosa que estamos vivendo hoje.
·         Derrepente você não mata, mas a atitude é a mesma dos fariseus pela sua intolerância religiosa com os outros que não comungam a mesma fé que você.
·         Não penalize as pessoas por contrariar a sua visão, não menospreze, nem abandone.
Mt 26 69-72 - Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
·         Aquela mulher afirmou que Pedro estava com Jesus, mas ele negou.
·         Pedro era um cara enérgico dentre os apóstolos,
·         Pedro é o cara que recebeu a revelação que Jesus era o messias;
·         Porque Pedro sendo esse cara tão autentico nega jesus?
·         Por causa da morte, do medo.
A minha pergunta é:
·         Quantos de vocês que estão aqui dariam a vida de vocês de fato por Jesus. Deixando o seu pescoço se cortado com você vivo ate esmorecer. Como temos visto nos vídeos a e afora?
·         Indo paras os países que matam cristão cortando a cabeça, cortando ao meio vivo, ...
·         Você faria isso sem negar a Cristo?
·         Agora se coloque no lugar de Pedro.
Não podemos excomungar as pessoas por não comungarem a mesma fé que a nossa, nem condenar a atitudes dos outros sem antes analisar todo um contexto.
Mt 26. 73-75 - E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
A minha pergunta é:
·         Qual seria a sua atitude se alguém te traísse?
·         Qual seria a sua atitude se alguém falasse mal de você, da sua reputação?
·         Qual seria a sua atitude diante de alguém que você ajudou a se reergue na vida e depois essa pessoa te desprezasse?
·         Qual foi a atitude de Jesus diante da falácia de Pedro
Jo 2115-17 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Jesus quando ressuscita ele vai ao encontro de Pedro
Conclusão:
·         Devemos andar no mandamento de amar uns aos outros.
·         Andemos segundo os seus mandamentos cumpriremos a sua vontade, a vontade do Eterno.
·         O mandamento a doutrina de Cristo é o amor, que amemos uns aos outros. Porque Deus é amor, é o maior mandamento da Toráh, o decálogo é o amor. Tudo é referente ao amor.
·         Quer fazer o bem então ame.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE