O mais importante é o amor, solução para uma igreja dividida em crise

Resultado de imagem para corintios 13


I Cor 13:1-13
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

O que não é amor 1,4-7

1.   Amor não é falar língua dos anjos,
2.   Não é da todos os bens aos pobres,
3.   Não é ter o dom de profecia e saber todos os mistérios e todo o conhecimento,
4.   Não é ter uma fé capaz de mover montanhas,
5.   Não é entrega o corpo para ser queimado.

Virtude necessária do amor

Amor aqui não são sentimento e sim atitudes, é decisão que devemos tomar, uma coisa pratica. Não é a musica que cantamos dizemos que amamos o irmão e damos abraços porque a musica mandou. Isso é hipocrisia.
Esse amor aqui não é você se sentir bem, simpatia, não é esse tipo de amor que a palavra expõe para nós e sim atitude.

1.    O verdadeiro amor é paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria não se orgulha.
2.    Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
3.    O verdadeiro amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.



Virtude que falta a ser observada

Coríntios 13 não foi escrito para fala de casamento, dia dos namorados bodas de casamento,... Corintios13 é a resposta que Paulo está dando pra uma igreja dividida, cheia de problemas.

O amor é superior aos dons espirituais 1-3

Você pode todos os dons espirituais, mas se não tiver amor será em vão, será como um sino que retine. Então se você valoriza tanto os dons espirituais, vive em busca disso, se isso é a maior expressão de espiritualidade pra você mude de opinião.
Ter dons espirituais não quer dizer que a pessoa é espiritual, porque é possível segundo Paulo a pessoa ter dom de profecia, fala em línguas, ter o dom da fé e não ter amor.
Devemos entender que a espiritualidade de uma igreja não se mede pelos dons espirituais, mas pelo amor que é cultivado uns pelos outros.

O amor dura para sempre 1,8-13

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará, só o amor permanecerá para sempre, ainda diz que permanecem agora são os três:
a fé, a esperança e o amor, mas o amor é o maior. Porque quando o Senhor Jesus vier não precisaremos mais de fé (certeza de coisas que não se ver), nem esperança ( porque Jesus já está entre nós).
Só o amor continuará de eternidade afora, a igreja precisa de um alvo e esse alvo é o amor.

Virtude a ser cultivada na igreja

Se você tem problema com outra pessoa na igreja, é impaciente, não é bondoso, é invejoso, se vangloria, orgulhoso, maltrata as pessoas, procura só coisas dos seus interesse, se ira fácil, guarda rancor, se alegra com injustiça e a desgraça aleia, não sofre pelos seu irmãos, não se alegra com alegria do próximo você  precisa ver seus conceitos de cristandade.
Porque o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade, ele sofre, crê, espera, suporta.
Veja se essa palavra se aplica a sua vida. Você que quer um renovo de Deus, busca avivamento, quer ser cheio do Espirito Santo, quer fazer missões. Veja se a amor dentro de você, mas não só amor de sentimento, mas de atitude. Amar a família, respeitar pai, mãe, marido e mulher.
A palavra precisa entra em você e fazer você sentir na carne e no espirito onde você esta errando, a palavra tem vida própria, ela precisa te incomoda.

Aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, devemos permanece firmes e não se deixa submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gl 5. 1-13
É mediante o Espírito de Deus que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança, porque em Cristo Jesus a fé que atua pelo amor.
A liberdade em Cristo que temos é para servi uns aos outros mediante o amor. Porque toda a lei se resume num só mandamento:
 "Ame o seu próximo como a si mesmo".
Se no seio da igreja agimos como animais nos mordendo e se devorando uns aos outros, isso nos destruirá mutuamente. Devemos viver pelo Espírito em amor. A imoralidade, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; e coisas semelhantes. Se a isso no meio da igreja e praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Os frutos do espirito na igreja

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito em amor. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Conclusão:

Qual decisão devemos tomar?
O amor é virtuoso, O amor é superior aos dons espirituais. Entendemos que a espiritualidade de uma igreja não se mede pelos dons espirituais, mas pelo amor que é cultivado uns pelos outros.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará só o amor permanecerá para sempre, só o amor continuará de eternidade afora, a igreja precisa de um alvo e esse alvo é o amor.
Veja se essa palavra se aplica a sua vida.
Você que quer um renovo de Deus, busca avivamento, quer ser cheio do Espirito Santo?


Peça a Deus que te de uma porção de amor divino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE