O HOMEM - CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?

3º parte


1. 1.   QUEM É O HOMEM À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?

O ser humano na verdade é a obra prima da criação. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. . .A Bíblia confirma essa declaração.  Deus criou pelas suas poderosas mãos o homem em perfeição. Seu rosto comunicava saúde, luz e vida eterna, mantinha uma esfera de beleza, pureza e santidade onde Deus passeava com ele pelas tardes.

Gn. 2.8a - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;
Devemos entender que o homem foi formado à imagem de Deus nos aspectos: físico, espiritual e intelectual. O homem distingue-se das demais criaturas de Deus, porque foi criado de uma maneira singular. Apenas do homem é dito que ele foi criado à imagem de Deus. Esta expressão descreve o homem na totalidade de sua existência, ele é um ser que reflete e espelha Deus.

Gn 1:26-28 - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Imagem de Deus no homem não é algo acidental, mas é algo essencial à natureza humana. O homem não pode ser homem sem a imagem de Deus. O homem é a imagem de Deus, não simplesmente a possui, como se fosse algo que lhe foi acrescentado. Acima de qualquer raciocínio ou conclusão precipitada, queremos afirmar que tudo o que podemos e devemos saber acerca de Deus e da criação do homem está contido nas Escrituras Sagradas. Não teríamos revelação de Deus se não houvesse a Bíblia, Ela revela Deus e a origem do homem.
Deus revelou a nós só aquilo que segunda a sua vontade fosse revelado.

Deut.29.29 -  As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Deus criou o homem para viver em harmonia com Ele, e com a natureza. O ato da criação da raça humana é uma manifestação do amor de Deus. Entre outras coisas isto pode ser comprovado pela capacidade de escolher, ou seja, o livre arbítrio com que foi criado o homem. Somos livres pra escolher que caminho tomar para as nossas vidas. Deus criou o homem para ter uma extensão do céu aqui na terra, uma vida de troca e relacionamento com Ele eternamente.

1.1.      A imagem de Deus

Gn. 1:26-28 -  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

5:1-3 - ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 2  Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. 3  E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

9:6 -  Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Mas o que entendemos por Imagem e Semelhança? Por estes dois termos queremos dizer que o homem foi criado para refletir, espelhar e representar Deus. Nossos primeiros pais foram criados para refletir as qualidades que haviam em Deus, e isto em perfeita obediência, sem pecado. Agostinho diz que o homem foi criado "capaz de não pecar" (2). O homem podia agir perfeitamente e obedientemente na adoração , no serviço a Deus, no domínio e cuidado da criação e no amor e companheirismo uns com os outros.
Berkhof diz que na concepção reformada, a Imagem de Deus consiste na integridade original da natureza do homem, integridade esta expressa:

a.    No Conhecimento Verdadeiro

Cl 3:10 “E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

b.    Na Justiça 
Ef. 4:24 “E vos revestais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

c.    Na Santidade
Ef 4:24 - “E vos revestais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.


2.   A NATUREZA E O HOMEM

Genesis ( origem ), o primeiro livro da lei, ou Pentateuco, chamado a partir do seu título ia a Septuaginta, ou seja, criação.   
NO princípio criou Deus os céus e a terra, isto é Deus começa a forma a natureza. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre toda terra como um abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Deus cria a luz, fez separação entre a luz e as trevas,f ez uma expansão no meio das águas, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi, chamou Deus à expansão Céus. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a terra seca; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Deus fez  os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, Sol e o luminar menor para governar a noite; Lua e fez as estrelas. Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie.
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

2.1.      E criou Deus o homem à sua imagem

À imagem de Deus o criou; homem e mulher, e receberam a benção de Deus.
Deus lhes disse:
Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Deus dá ao homem toda a erva que tem semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, serviria de alimento e também para todos os animais da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente.
ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E ao sétimo dia  Deus entrega ao homem a terra perfeita com harmonia perfeita com tudo, o homem e a natureza. Havendo Deus acabado a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Um homem perfeito com uma natureza perfeita. Deus entrega a direção da terra ao homem, dando autoridade sobre todas as coisas e a benção da multiplicação.
Deus pôs o homem no jardim do Éden para o lavrar (explorar) e o guardar, deu ordem ao homem, sobre o que deveria comer e não comer, e falou sobre o perigo da morte. Olhando Deus que o homem estava só fez cair um sono pesado sobre ele, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e formou a mulher uma ajudadora idônea para ele. Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxeram a Adão, para dar nome a todos eles.
A ordem que Deus dá ao homem para não tocar naquela arvore, foi somente para guardá-lo e protegê-lo dele mesmo. Digo isso porque o homem não saberia lhe dá com o seu livre arbítrio, isto é uma total liberdade dele mesmo. O mal que já rondava o homem e a curiosidade diz a ele mesmo – “certamente não morrereis”! Porque Deus deu essa ordem ao homem? Porque Deus sabia que no dia em que daquele fruto comece se abriria os olhos carnais, e seria conhecedor do bem e o mal, então o mal tomaria conta do homem. Deus poderia evitar isso, mas deu ao homem o poder de decidir seu caminho. Desobedeceram ao criador então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; esconderam-se da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
- E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
- E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
A bíblia fala da serpente que engana a mulher e essa oferece do fruto ao homem, um animal que astuto. (Gn 3.1-5)

2.2.      A queda e a maldição

  Deus questiona a mulher, essa culpa a serpente a qual Deus amaldiçoa, e à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua concepção; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.  E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Deus, pois, o homem fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. Deus pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Vemos a história da humanidade segundo a Bíblia da benção a maldição. Fora do Edem, isto é, fora de casa, o homem deveria lutar pela sua sobrevivência. Antes não precisaria lavrar a terra (trabalhar com arado,cultivar)para sobreviver. Com a desobediência veio também a morte. Vejo agora um ser perturbado, vazio, só, ansioso, cheio de temores e destinado a morrer.

3.   CONHECENDO OSER HUMANO

Há, sobre o homem, muitas denominações (designar), as quais tentamos sintetizar abaixo:
Quanto ao aspecto físico
Alto e baixo, feio e bonito, elegante e deselegante, gordo e magro, preto, branco...
Quanto ao aspecto ético-moral
Humilde e orgulhoso, caridoso e egoísta, justo e injusto, virtuoso e viciado, bom e mau....
Quanto ao aspecto filosófico
Homem econômico (Marx), Homem instintivo (Freud), Homem angustiado (Kierkegaard), Homem existente (Heidegger), Homem utópico (Bloch), Homem falível (Ricouer), Homem hermenêutico (Gadamer), Homem problemático (Marcel).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE