O HOMEM - CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?

4º parte






      1.   ANTROPOLOGIA CRISTÃ

6.1. IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Do livro Gênesis, do Antigo Testamento, extraímos: 1) "E formou o Senhor Deus o homem do barro da terra, e inspirou no seu rosto o sopro da vida; e o homem tornou-se alma vivente"; 2). "Deus criou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança". O princípio da antropologia cristã fundamenta-se nessas duas sentenças. O que isso quer dizer? Que todos nós fomos formados de matéria e de Espírito, que todos nós devemos refletir a imagem de Deus, fazer a Sua vontade e seguir as Suas Leis. Por isso, o homem não é homem senão superando-se a si mesmo e conduzindo-se Àquele que o criou.
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são os dois grandes expoentes da Filosofia Cristã da Idade Média e muito contribuíram para a compreensão do ser humano diante da vida eterna. Santo Agostinho, em Cidade de Deus, diz: "Constitui uma grande coisa o homem porque Deus o fez à sua imagem, mas o homem permanece em si mesmo um mistério".

6.3. CORPO, ESPÍRITO

O homem está no mundo, mas não é do mundo. Além de ser cultural, social, familia, o homem é único e uno. O ser-único pode ser vislumbrado na impressão digital, no tom de voz, no estilo literário etc. Não há outro igual. O ser-uno diz respeito à sua constituição física e espiritual. Ele é espírito que tem uma alma e habita em um corpo, de modo que ele não é só corpo nem só espírito, mas a junção do corpo, alma e espírito.

7. O SER HUMANO E A SOCIEDADE

7.1. ANIMAL RACIONAL
Em filosofia, define-se o homem como um "animal racional". Não se afirma que o homem é racional da mesma maneira que um quadrado tem quatro lados. A racionalidade é característica de seus pensamentos, de seus atos e de todos os seus modos de atuar. Esta racionalidade é que dá força ao livre-arbítrio, no sentido de ele agir como lhe convier e responder por seus atos. Por essa racionalidade o homem se realiza e, realizando-se, escolhe o sentido de sua vida e de suas ações, escolhe ser o que é: pessoa em evolução num planeta de provas e expiações. A liberdade da alma racional freqüentemente coloca o homem diante de um dilema: "Se Deus existe, o homem pode ser livre; mas se o homem é livre, Deus não pode existir". Como resolvê-lo?

7.2. ANIMAL POLÍTICO

O instinto de sociabilidade, inato no ser humano, leva-o a participar da sociedade. Aristóteles, no século IV a.C., dizia que "o homem é naturalmente um animal político". Na Idade Média, Santo Tomás de Aquino o mais expressivo seguidor de Aristóteles, afirma que "o homem é por natureza, animal social e político, vivendo em multidão". A necessidade da vida social prende-se ao fato de que nenhum homem dispõe de todas as faculdades humanas. É pelo contato social que eles se completam uns aos outros para assegurarem o progresso e o bem-estar. Os mais fortes auxiliam os mais fracos; os ricos ajudam os pobres; os sábios ensinam os ignorantes.

7.3. MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE

À medida que o homem exercita sua inteligência, ela amplia-se. Do simples chegamos ao complexo; do conhecido ao desconhecido. Porém, surgem, também, os desmandos intelectuais, ou seja, o homem começa a se colocar acima do Criador, enveredando-se pela trilha do orgulho.
Nesse mister, o ser humano jamais deveria orgulhar-se da sua inteligência. Se Deus, na sua infinita bondade, concedeu-nos a oportunidade de renascermos num meio em que possamos desenvolver a nossa inteligência, é para que a utilizemos em nosso benefício e dos nossos semelhantes. A inteligência desenvolvida é um talento com finalidade útil nas mãos das criaturas, para que estas ajudem àqueles que têm uma inteligência menos desenvolvida, objetivando fazer com que se aproximem, cada vez mais, do Criador.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.] - FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [s. d. p.] TROCQUER, René Le. Que é o homem? Ensaio de Antropologia Cristã. Tradução de David A. Ramos Filho. São Paulo: Flamboyant, 1960.

O SER HUMANO COMPLEXO

“É impossível penetrar na alma humana sem levar em conta que o que se encontra lá, no fim de tudo, é Deus.” Soren Kierkegaard. ''  (Merval Rosa, 1992, p.41).
“Vida em Deus, vivida no reconhecimento de Deus, em comunhão com Deus e sob o controle do Espírito de Deus que habita no homem”.
“A vida de cada um, é “momento individual de fluxo coletivo” (Desconhecido) Individual, social e Bio-psico-social.Ec 4:9-12. Visão completa do ser humano total e integral (corpo, sistema psíquico/emocional e espírito),

I.              Diferença X Semelhança

l  As pessoas não são iguais
  1. Cada uma tem sua PERSONALIDADE
  2. Cada uma tem seu NIVEL DE NECESSIDADE
  3. Cada um tem COMPORTAMENTO E REAÇÕES ( Individualidade )
“Para a compreensão do pensamento individual, necessita-se entender o contexto social e histórico-cultural no qual ocorre.”Vygotsky (1984)
Jesus crescia em graça e sabedoria Lc 2.52. Jesus foi um ser - humano. Então posso trabalhar com esse versículo psicologicamente. A Bíblia é um livro que mostra relacionamento entre pessoas.
Ex: Moises era gago, pesado de língua, avalia dentro da visão psicológica uma criança que chora para pedir alguma coisa, com certeza essa época eles tapavam sua boca para não chorar. Entenda que Moises quando criança foi perseguido para ser morto por Faraó como todas as crianças da épocas .

II.            O SER HUMANO
l  O ser humano é livre, decidido e responsável.
l  O homem se comporta de acordo com determinadas regras e tem capacidade de psicoadaptação.
l  É um Ser Total e Sistêmico – mental, físico, social, moral, emocional e espiritual.
l  O EU – Espírito, alma, coração, corpo…
l  Nosso EU vem de Deus e é imortal, imperecível, indestrutível – o que deve mudar é o princípio que age em nós.
l  Não se trata de renunciar o nosso desejo, sentimentos e necessidades, mais sim de gerenciá-los e orientá-los de uma nova maneira. 

III.           O SER HUMANO

l  É guiado por complexos
l  Incertezas, inquietações, inadequações e incapacidades
  1. Sem direção, errante, é levado e influenciável.
  2. Vive abatido, desiste de lutar, vive um vazio existencial, sem razão para viver.
  3. Experimentar o medo da nossa grandeza, contradição que coloca em cheque, o que falamos.
  4. “O Ser humano tem tendência a ser carrasco de si mesmo.”
O ser humano é um ser de excelência, mas é um ser complexo.
Síndrome da desgraça, do urubu, do predador...
l  Vive...
  1. Problemas, pressões, lembranças dolorosas.
O medo dos problemas intensifica a dor.
  1. Temor pungente e crença inconsciente.
  2. Valores, emoções, circunstâncias e expectativas.
  3. Vive num vácuo social, criando uma sociedade complexa que produz problemas sociais complexos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE