A CEIA DO SENHOR COMO DIZ AS ESCRITURAS



A ceia do senhor é a grande festa do amor, a festa Ágape. A ceia é uma aliança e um memorial, a expressão: “fazei em memória de mim”, demonstra que devemos nos lembrar de tudo o que Cristo realizou desde o seu nascimento até a sua ascensão aos céus.
Devemos ter cuidado quando falamos da ceia dentro do sistema religioso atual, onde prende  pessoas e criam nelas um medo em cima desse assunto. Sabemos também da festa da Pascoa atual que se tornou pagã, comemorado pelo sistema religioso católico e protestante onde vemos também todo tipo de paganização.

A PÁCOA E SEU SIGNIFICADO

A Páscoa no velho testamento. Vamos entender:


EX 13.3-5 -  E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.

Na Pascoa tínhamos elementos principais à mesa (VT):


1.    As ervas amargas – símbolo da amargura da escravidão.

Ex 12.8 - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

2.    Pão Asmo – dureza do Egito e saída às pressas.

Dt 16.3 - Nela não comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.

3.    Sangue - segurança.

Ex 11.6-7 - E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
12.7 - E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

4.    Cordeiro – símbolo da remissão dos pecados.

EX 12. 5-6 - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

A PASCOA NA ATUALIDADE

A verdadeira páscoa pagã -  tem ovo de pascoa, coelhinho de pascoa;
1.    Sacerdotes druidas – símbolo da seita;
2.    China – colorir ovos de pata para celebrar a vida;
3.    Egito, Pérsia, Grecia e Roma – coloridos e presenteados, comemoração da chegada da primavera, símbolo do universo;
4.    No século XV não existiam tais costumes.

Ovo de Páscoa

1.    Origem anglo- saxônica – lebres e coelhos, abundância de vida;
2.    Origem mística – representava a lua, escuridão da lua nova ao brilho da lua cheia;
Belos pássaros que pertencia à deusa Eostre;
Transformou-se em coelho;
Continua enchendo os ninhos.

A CEIA E SEUS SÍMBOLOS

Comparação da ceia do VT e do NT

1.    Vemos a ervas amargas no VT e NT símbolo da amargura e traição.

Jo 13.18 - Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.
cf Sl 41.9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

2.    Pão Asmo do VT significa no NT o corpo de Cristo.

Mt 26.26 - Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo".
I Cort 11.24 - e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim"

3.    O sangue do VT significa no NT remissão dos pecados.

MT 26. 27-28 - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
I Cort 11.25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

4.    O cordeiro no VT representa no NT Jesus Cristo.

Jo 1.29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

A CEIA E SEU SIGNIFICADO

A ceia do Senhor tem a sua alegoria concluída no NT, vamos saber como deve ser a ceia do Senhor biblicamente. A ceia para a igreja hoje é o que a Pascoas é para Israel. O sistema religioso protestante e o sistema católico trouxe algumas heresias como:

1.    Transubstanciação – transformação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo;
2.    Consubstanciação – Jesus e encontra presente com a substancia do pão e do vinho.

Significado real da ceia hoje:

A ceia não deve ser feita com obrigatoriedade, não deve impedir de ninguém ser membro de Cristo, não precisa ser batizado nas águas para participar, a ceia não tem poder de salvação.
.
1.    Devemos fazer em memória de Cristo;

Lc 22.19 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

2.    Anunciar a sua morte;

I Cort 11.26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Eles estavam reunidos para festa do amor. Então examinar o homem a si mesmo é esta apto a participar da ceia no amor, compartilhando em unidade com os outros. 

Para participar é preciso:

Ø  Lembrar da morte de Cristo;
Ø  Ser consciente dos pecados ser arrependendo;
Ø  Eucaristia – ação de graça todos os dias;
Ø  Koinonia – perdoar o próximo, ter comunhão, ter paz com todos, ter um coração puro;
Ø  Proclamar a nova aliança de Cristo. Não seja judaizantes guardando as coisas do Velho Testamento cheio de proibições, fazendo o povo cativo dentro dos preceitos da lei;

Ø  Cada pessoa deve ter liberdade em Cristo. Paulo refutou isso:

Col 2.22-23 - As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Ø  Seja livre, o véu já se rasgou, esteja na graça de Cristo, deixe o legalismo cristão;

Ø  Entenda que o templo hoje é corpo de Cristo:

Jo 2. 20-21 - Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.

Ø  Hoje você é rei, sacerdote, igreja de Cristo, templo do Espírito Santo. Cumprindo essas coisas você está se examinando, então participe dessa festa do amor.

3.    Ritual de aliança:

I Cort 6.17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

Jo 6.53-56 - Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

4.    Comunhão (koinonia):

I Cort 11.33 - Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

Ø  Isto porque a ceia dever ser a grande festa do amor.

Jd 12 - Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Ø  O sistema religioso sempre usa esse versículo para aterrorizar as pessoas:

I Cort 11.28 -30 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

Existia nessa época a festa Ágape. A festa ágape era a festa onde tinha sobre a mesa um grande banquete, ali eles partiam o pão físico e pão espiritual, eles faziam isso sempre.

 At 20. 7-11 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. Eles estavam da meia noite até o amanhecer comendo.

At 2.46 – Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Eles comemoravam no pátio do templo não no templo. Não tem nada de espiritual figurado, aqui fala no sentido literal.
Quando em Coríntios diz que existia fracos, doentes, pessoas que comem pra sua própria condenação. A explicação é que Paulo estava repreendendo as pessoas que eram bem de vida, tinham vida com fartura e estavam sentando em mesas separadas dos pobres da igreja, faziam acepção dessas pessoas. Deus abomina isso. Em Dt 14  foi instituído o dizimo para dar de comer  as viúvas, os estrangeiros e o órfãos. A verdadeira religião é cuida dos órfão, viúvas e fugir da corrupção.

Tg 1.27. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Na realidade as igrejas não aprenderam a dividir o que tem, são individualistas e presunçosos. O foco de Cristo sempre foi os pobres.

II Cort 8,9 - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Aprender a dividir é o que Cristo ensinou a caridade é dom. não adianta falar em línguas, profetizar, ir à igreja todos os dias se não houver amor. A palavra para todas as pessoas que querem servir a Cristo é AMOR, caridade, servi os pobres. Se você não faz isso esta fora da religião de Cristo. Fuja das mentiras do sistema religioso que oprimem e controla a vida das pessoas. Hoje dentro das igrejas evangélicas se você não participa da ceia não pode fazer nada na igreja, o mesmo é para aqueles que não dão o dizimo vai para o banco até acertar sua divida. Isso foi criado pelos lideres religiosos mentirosos.

Jo.10.5 – Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

Fuja deles meus amigos do lobo e ladrão.

Qual era o problema em Coríntios:

I Cort 11.18 – Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.

Era falta de amor, comunhão, esse era o grande problema em Corintos;

21 – Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

A acepção de pessoas era no sentido de ficar bêbado e farto. Era uma mesa farta de pessoas de status da sociedade, pessoas importante de nomes, poderosos e outra com os crentes pobres da sociedade e ainda diziam que era a festa do amor. Paulo condenava isso.

22 – Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

Eles estavam envergonhado a igreja de Deus por fazerem isto.

34 – Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

Ou seja, vocês estão se fartando e se embriagando. Observamos o seguinte, se eles estavam bêbados não era mais uma ceia do amor. A ceia (jantar) era um grande banquete.
A ceia hoje no sistema religioso nem chega perto de uma festa de amor, com um cálice de vinho e pedaço de pão, sabemos que esses elementos não devem faltar na mesa, mas está longe de ser uma festa do amor.

CONCLUSÃO:

A grande festa do amor deve ser feita em memoria de Cristo, celebrar com um grande banquete e sempre se lembrar do próximo no parti do pão. A ceia é uma aliança e um memorial, a expressão “fazei em memória de mim”, demonstra que devemos nos lembrar de tudo o que Cristo realizou por nós. Fuja do sistema religioso e de suas regras humanas cheia de heresias. Examine meu amado sua vida e coma desse pão e beba desse cálice. Faça com alegria esse ritual de aliança  em comunhão e nunca se esqueça que o parti do pão é lembrar sempre dos pobres, viúvas, e órfãos fazendo a vontade de Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE